sábado, 10 de setembro de 2022

dia mundial da Prevenção do Suicídio


Hoje é um dia muito especial e necessário para muitas e muitas pessoas: o dia mundial da Prevenção do Suicídio.
Vai passar despercebido nos meios de comunicação, atarefados que estão na criação de overdose repetitiva e inútil de notícias de alguém que morreu quando devia e da forma que devia.

A ONU, estima que a cada quarenta segundos uma pessoa no mundo suicida-se.
Isto significa que por ano morrem mais de 800 mil por suicídio, não contando com os sobreviventes.
É uma das principais causas de morte em todo o mundo. 52% ocorreram em indivíduos abaixo dos 45 anos e é a segunda maior na faixa etária entre os 15 e os 30 anos. A incidência é sobretudo entre os homens.
Em Portugal em média morrem 3 pessoas por dia por suicídio. É superior ao número de mortes causadas por acidentes rodoviários.
Enforcamento, armas de fogo e pesticidas são as formas mais procuradas.

Saúde mental (principalmente depressão, esquizofrenia e bipolaridade), insucesso escolar, insucesso familiar, ambiente e pressão familiar, problemas financeiros perdas amorosas e pessoais, pressão social principalmente em  pessoas com elevada escolaridade estão entre as primeiras causas de suicídio.
Estudantes, desempregados, pessoas que sofrem de doença e dor crónica e grupos que sofrem o estigma do preconceito e segregação social como presos, homossexuais, bissexuais, pessoas trans e emigrantes, são as pessoas com maior probabilidade procurarem o suicídio.

O suicídio não nasce nas pessoas mas vai nascendo, apesar de a concretização do acto em si seja impulsivo.
Conheço gente que diz que há covardia nas pessoas que procuram este gesto. Nada de mais profundamente errado. Longe disso. É um acto de puro desespero. Nem de coragem, nem de covardia. É um acto de quem procura deixar de sofrer. É uma acto de alguém que não encontrou ajuda aos seus pedidos que frequentemente são silenciosos mas que estão presentes. É um acto de alguém que não foi ouvido, não foi interpretado e que não encontrou empatia naquilo que sentia e pensava.

A procura e consumo de álcool, o isolamento, excesso de tristeza, a forma como fala e escreve, saltando de um extremo para o outro, uma alteração de comportamentos, alteração de padrões de sono e alimentares, descuido pessoal na forma como se veste e na higiene, mencionar a morte, a desvalorização de si próprio uma profunda sensação de inutilidade e de baixa auto-estima são sinais a procurar, a ler e a interpretar.
O que é preciso fazer quando alguém nos pede ajuda destas formas: encorajar a falar e depois ouvir, ouvir, ouvir, sem julgar, sem julgar, sem julgar e valorizar, valorizar, valorizar o que se ouve e evitar lugares comuns e clichês. Todos nós sabemos como são vazios.
E jamais pensar que só porque uma pessoa sorri que nada do que foi enumerado está acontecer. Ir além das aparências, ler nas entrelinhas. Há sempre uma comunicação para o exterior do que se passa no interior de quem sofre.

A linha Saúde 24 (808 24 24 24) e o 112 são linhas disponíveis para quem tem intenções suicidas, está a lidar com um suicídio e que procura e precisa de ajuda.
Existem outras linhas, as linhas SOS Voz Amiga com os números:

213 544 545  
912 802 669  
963 524 660 

Elas funcionam entre as 15.30h e as 00.30h a quem as pessoas podem recorrer.
Nunca percebi, e nunca irei perceber, porque é que uma linha telefónica que dá apoio emocional a quem a procura tem horário de funcionamento em vez de estar disponível 24h por dia. 
Como se as emoções de quem procura e precisa destas linhas tenham também horário!






sexta-feira, 9 de setembro de 2022

foleirices


Reparei que há uma manta dos Rolling Stones...



 




outro lado do 9 de Setembro


Com a sua triste espectacularidade, o número de mortes que causou nas suas diversas frentes, o 9 de Setembro de 2001, será sempre uma data que nunca será esquecida por ninguém e nem o tempo terá esse poder.

O número de mortos é conhecido e os seus nomes também. Mas há um lado B que não é mencionado e que é igualmente horroroso. A quantidade, ainda não bem determinada, de homens e mulheres que morreram de uma forma acessória e silenciosa ao longos dos anos e das décadas seguintes, provavelmente até ao dia hoje e nos seguintes que estarão para vir: os que morreram, ou foram afectados, de problemas de saúde diversos nomeadamente: neurológicos, respiratórios, stress pós traumático e os diversos tipos de cancro que se manifestaram por terem estado em contacto de uma forma prolongada com o ambiente vivido nos escombros das torres e não só.

As seguradoras (naturalmente) tentaram fugir à responsabilidade das vítimas directas mas também das indirectas. O filme Valor da Vida, de 2020, conta muito bem esta história.










terça-feira, 6 de setembro de 2022

Mikhail Gorbachev (1931-2022)


Morreu no passado dia 30 de Agosto, há uma semana, um dos homens mais influentes do século XX e que ajudou a mudar o mundo da altura e a formular o actual, Mikhail Gorbachev.
Através dele duas palavras russas ficaram conhecidas no mundo ocidental: perestroika (reestruturação económica) com uma tentativa de introdução de mercado livre e glasnost (abertura política) nomeadamente permitindo uma maior liberdade de expressão e uma maior influência de outras culturas.
No entanto os mais importantes, relevantes e decisivos passos políticos foram dados no final da década de 80 e inicio dos anos 90 do século passado.

Em finais de 1987 alinhou com o seu homólogo norte-americano, Ronald Reagan, num importante tratado, INF, de desarmamento nuclear. 
Um ano depois mandava retirar do Afeganistão as tropas que o antigo presidente Leonid Brezhnev tinha colocado quando invadiu este país em 1979, 
Nos anos 1989 e 1990, foi figura central na queda do Muro de Berlim, da Guerra Fria e fragmentação da antiga União Soviética ao retirar tropas soviéticas e permitindo (de novo) a independência de quinze estados anexados pela força por parte União Soviética entre as décadas de 1920 a 1940.
Por tudo isto, Gorbachev ganhou o prémio Nobel da Paz em 1990.

Apesar de tacitamente ter apoiado a anexação da Crimeia em 2014, Gorbachev era, de uma forma discreta, contra a invasão russa da Ucrânia, Talvez por isso o alienado do Putin, que quer "sovietizar" e "imperializar" de novo o leste europeu não lhe prestou a devida homenagem. O mesmo caminho é trilhado pelo nosso estimado e "putinizado"partido comunista português - que absurdamente resiste a condenar a invasão russa da Ucrânia - que estando parado e cristalizado no tempo desde há décadas, ainda não percebeu que a União Soviética e ortodoxia comunista já desapareceram e evoluíram.

Se há senhores que merecem o seu lugar na história por tentarem e conseguirem melhorar o mundo político e social é claramente Mikhail Gorbachev.
O fabuloso cartoon é de autoria do português António Moreira Nunes.








domingo, 4 de setembro de 2022

série "vencedores" - Diogo Ribeiro


Não há como escapar, e bem, a um dos nomes mais sonantes do desporto dos últimos dias e deseja-se que não só nos dias seguintes mas também nos próximos anos, Diogo Ribeiro.
Um puto de 17 anos que nada como poucos.

No Mundial de Juniores de natação deste ano, em Lima, capital do Peru, Diogo Ribeiro conseguiu o que ainda ninguém tinha conseguido com a nacionalidade portuguesa: medalha de ouro nas distâncias 50 metros livres e 100 metros mariposa e ainda recorde mundial de juniores nos 50 metros de mariposa.

Em Agosto passado, nos europeus de Roma, tinha ganho bronze nos 50 metros mariposa.
Foi na altura, o terceiro nadador português a conseguir uma medalha de bronze na natação depois de Alexandre Yokochi (1985) e Alexis Santos (2016).

O que torna (ainda mais) relevante esta prestação foi o facto de há um ano ter tido um acidente de mota que ia dando cabo dele e da carreira de nadador: hematomas generalizados, queimaduras nas pernas, pé partido, ombro deslocado, lesões no peito e perda parcial do indicador direito que foi posteriormente reconstruído.

Perguntaram-lhe numa entrevista se se ia habituar a estas conquistas, a resposta foi óbvia. Espero agora que não arrasem com o miúdo com a pressão permanente de ganhar medalhas e bater recordes. Algo em somos férteis.

Parabéns Diogo 💪💪💪