sexta-feira, 27 de março de 2020

Repugnante e mesquinho


Wopke Hoekstra, ministro das finança dos Países Baixos
Foi esta a criatura que pediu no Conselho Europeu que a Espanha fosse investigada por não ter capacidade orçamental para enfrentar o novo coronavírus.

António Costa considerou estas declarações mesquinhas e repugnantes. Verdade. Foram mesmo.





terça-feira, 24 de março de 2020

Uderzo (1927-2020)


No que toca às aventuras da pequena aldeia de irredutíveis gauleses que ainda resistiam aos invasores (os romanos), Albert Uderzo era a cara metade de (René) Goscinny. Juntos criaram em 1959 estes tais irredutíveis gauleses.
O segundo escrevia, o primeiro desenhava. Goscinny morreu em 1977, Albert Uderzo morreu hoje com 92 anos e, tal como o seu colega e amigo de profissão, de ataque de coração.

Não tendo ficado os gauleses verdadeiramente órfãos, a banda desenhada que vendeu mais de trezentos e setenta milhões de livros tem sucessores, estes dois homens deixaram para trás personagens fazem parte de milhões e milhões de pessoas.
Uma miriade personagens foram escritas e desenhadas por esta dupla espantosa de franceses, nomeadamente: a dupla inseparável Asterix e Obelix, o cão deste, o Ideafix, o inevitável criador da poção mágica, o Druida Paronamix, o decano da aldeia chamado Decanonix, o pequenino chefe da aldeia que tinha medo que o céu lhe caísse na cabeça, o Abraracourcix e a minha personagem preferida, o incompreendido e mal amado bardo de voz esganiçada: o Assurancetourix.

Curiosamente, a pessoa que há muitos anos me introduziu no universo de Asterix e Obelix, li com voracidade e várias vezes os seus inúmeros álbuns que tinha, um querido e importante amigo de família, Nuno Assunção, morreu também há poucos dias.
Há muito que quando pego num álbum das aventuras de Asterix e Obelix, há sempre um momento em que o seu rosto e nome surgem na minha memória.

Um obrigado especial a estes três homens que me proporcionaram horas de verdadeiro prazer de leitura.