sábado, 11 de março de 2023

uma música para o fim de semana - I Still Haven't found What I'm Looking For (U2)



Anteontem, no dia 9 de Março, fez 36 anos do lançamento (em 1987) de um dos álbuns seminais da história da música pop/rock e dos U2: Joshua Tree. Vendeu cerca de vinte e cinco milhões de cópias.
Nunca fui um grande fã deles, continuo a não ser, mas se tivesse que escolher um álbum preferido da discografia desta banda irlandesa, seria Joshua Tree.

Tenho lido que a critica não o considera como um dos seus melhores álbuns. Mas enquanto não fã dos U2, o facto de quase todas a músicas terem passado até à exaustão nas rádios e alguém me ter gravado uma cassete com o álbum integralmente gravado fez com que ele se tornasse o mais conhecido de todos para mim.
War e Unforgettable Fire estão também entre os meus favoritos, mas após Joshua Tree desinteressei-me dos U2.

O tema que abre o álbum -  Where the Streets Have no Name - é talvez o meu preferido. 
Conta a história deste trabalho que o seu produtor, o enorme Brian Eno, nunca gostou da forma como este tema estava arranjado e que se preparou para as regravar tendo sido o engenheiro de som que terá salvo as gravações originais ao não permitir que isso acontecesse.

Uma outra curiosidade associada a Joshua Tree é a árvore que aparece nas fotos que compõem o álbum não está como usualmente se pensa no parque nacional Joshua Tree, deserto do Mojave, mas sim na Route 190, próximo de uma localidade chamada Darwin, quase afastada do parque Joshua Tree cerca de 322 quilómetros. 
Quando esta árvore caiu em 2000, foi colocada no seu lugar uma placa com a frase em inglês" Have you found what you’re looking for?" 
É uma referência directa à segunda faixa deste disco que se intitula "I Still Haven't Found What I'm Looking For".

E é por esta curiosa razão que escolho este tema para Uma Música para o Fim de Semana.


Bom fim de semana 😉🎤
 





I have climbed the highest mountains
I have run through the fields 
Only to be with you 
Only to be with you.

I have run, I have crawled
I have scaled these city walls
These city walls
Only to be with you.

But I still haven't found
What I'm looking for.
But I still haven't found
What I'm looking for.

I have kissed honey lips
Felt the healing in her finger tips
It burned like fire
(I was) burning inside her.

I have spoke with the tongue of angels
I have held the hand of a devil
It was warm in the night
I was cold as a stone.

But I still haven't found
What I'm looking for.
But I still haven't found
What I'm looking for.

I believe in the Kingdom Come
Then all the colours will bleed into one
Bleed into one.
But yes, I'm still running.

You broke the bonds
And you loosed the chains 
Carried the cross of my shame
Oh my shame, you know I believe it.
  
But I still haven't found 
What I'm looking for. 
But I still haven't found 
What I'm looking for.
  
But I still haven't found 
What I'm looking for. 
But I still haven't found 
What I'm looking for.




 

quarta-feira, 8 de março de 2023

a hipocrisia e o cinismo da igreja no dia mundial da Mulher


A forma como a igreja - tenho dificuldade em escrever esta instituição com o I maiúsculo por não ser merecedora de tal - lida com as mulheres não está na religião, mas no machismo absurdo e ridículo de quem as lidera, outorgando-se como interlocutores privilegiados com Deus, abusando de poderes que não lhes foram conferidos verdadeiramente por ninguém para além deles próprios.

Marginalizam ou impedem a sua participação nas instituições religiosas e suas hierarquias, não as autorizam a conduzir cerimónias e não as consideram como iguais.
A igreja, por definição profundamente patriarcal, relega a mulher para lugares secundários na religião, dita o que vestir, impõem-lhes códigos de conduta e de comportamento, não só religioso mas também social. Consideram-nas seres pecaminosos e subalternas, objectos indutores de desejo e de pecado.
E no entanto elas são alvo de abuso, de predação sexual por parte destes "homens"... de Deus.

Enquanto as mulheres não forem tratadas como iguais na igreja, dificilmente serão tratadas, vistas como iguais na sociedade.
E a igreja falha sistematicamente e consistentemente neste papel. Para esta gente, e depois para a sua larga audiência, Maria Madalena ainda é vista como uma prostituta, que não foi. Na mitologia cristã, Eva foi quem provou o fruto proibido e ainda nasceu de uma costela do homem, Adão. Nem direito a uma origem própria teve. 

Aliás evangelhos como o de Maria Madalena - que apesar de não ser considerada como apóstola, terá sido não só a primeira, mas também desempenhado um papel mais relevante que os "oficialmente" reconhecidos - e da Virgem Maria são considerados apócrifos. 
Ou seja, não são reconhecidos como canónicos. A sua autenticidade é considerada duvidosa ou, de um autor não credível. Que nestes dois casos são... mulheres.















no comments (no dia mundial das Mulheres)