sexta-feira, 3 de junho de 2011

22 razões para não votar Sócrates neste domingo


Neste post, do blog desmitos do economista Álvaro Pereira estão todas listadas. E desde Abril!

o meu voto


De acordo com as última sondagens cerca de um terço do país ainda tenciona votar PS que é como quem diz Sócrates. O que para mim é quase incompreensível.
Significa que Sócrates mesmo que perca, arrogantemente não vai perceber que afundou o país. Ele vai estar convencido - e afirmar - que foram os meninos maus do Parlamento, os tais que "provocaram" a crise, que enganaram o país com maledicências sobre ele e que o impediram de continuar a "salvar" o país.
Por isso ao longo desta semana tenho pensado o que fazer com a utilidade do meu votozinho. E tenho estado num dilema.
Ou votava em políticos, mas nunca em Sócrates, ou votava pelos animais.

Hoje de manhã ao ouvir notícias sobre as condições de funcionamento dos matadouros, lembrei-me deste post que escrevi há quase um ano, lembrei-me igualmente da abjecta barbárie das touradas - aqui, aqui, aqui e aqui - e do sadismo selvático de quem assiste, lembrei-me da constante degradação ambiental, da exploração de animais, das tristes e por vezes cruéis condições que existem em canis e gatis municipais e decidi que iria votar pelos animais e pela natureza.

Voto pelo único partido político que tem uma visão integrada de tudo isto, não esquecendo a componente humana e que ainda não tem dimensão suficiente para trair os seus ideais. Voto PAN.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

o homem não dá uma para a caixa!


Depois deste video com o best of das contradições de Sócrates, surge agora... mais outro :)
O homem não dá mesmo uma para a caixa. Tadinho :)




daqui


quarta-feira, 1 de junho de 2011

aos esquecidos do dia mundial da criança


Por este dia há certamente montes de criancinhas a receberem prendas, a brincarem com tintas e balões coloridos, a terem ainda mais atenção dos pais e o dia é uma festa pegada. É bom que assim seja. E é assim que deveria ser sempre.

Mas há o outro lado. Um, que naturalmente é esquecido na rotina do dia a dia, um, que muitas vezes vira-se o rosto e olha-se para o lado, um, que talvez não mereça mais do que um rápido franzir de sobrolhos e um breve trejeito de lábios a mostrar que estamos muito impressionados mas que rapidamente passa.
É o lado negro, violento e silencioso, da fome, das armas, do abandono e da ausência de amor e carinho.

Diz uma canção de Luís Represas que "Deus leva os que mais ama".
Estes não. Estes são os esquecidos de Deus e o mais grave são os esquecidos de nós próprios, pelo mundo, pelos milhões do FMI, por uma Europa opulenta e farta.

Hoje neste dia, uma lembrança de carinho, também ela infelizmente fugaz e inútil, aos "esquecidos".





terça-feira, 31 de maio de 2011

Grande Ecrã - Pirata das Caraíbas 4 (Por Estranhas Marés


Gostei imenso do primeiro Pirata das Caraíbas. O segundo ainda beneficiava da aura do primeiro e o terceiro vulgarizou-se.
O quarto filme, Pirata das Caraíbas por Estranhas Marés, já não tem obviamente o elemento surpresa. Por isso o que se espera é encontrar mais do mesmo e de preferência um pouco melhor. Mais do mesmo, sim. Melhor é que já não. 

Johnny Depp continua com o seu brilhante Jack Sparrow maneirista e caricatural qb sem no entanto cair no exagero do terceiro episódio da saga.

O seu oposto, o capitão Barbossa, está como sempre em grande forma, garantido pelo espectacular Geoffrey Rush.
Penélope Cruz, a filha do temível Blackbeard, é pouco mais que um rosto bonito sem muita influência ou destaque no desenrolar do filme.

Está filmado de uma maneira escorreita e sem grandes pretensões. Não inova e também não desilude. Mas talvez aqui se sinta a falta de exuberância e vivacidade de Gore Verbinski que passou o testemunho da realização a Rob Marshall, o realizador dos excelentes Chicago e Nine.

O maior pecado deste filme reside no fraco argumento. Tem no entanto o mérito de ser mais linear e mais "verosímil" que o retorcido Pirata das Caraíbas - nos Confins do Mundo.
Mas a sensação de desperdício é grande quando no argumento e ao mesmo tempo, existem zombies, piratas e sereias e o melhor que se consegue é uma sensaborona e incipiente história de amor entre uma sereia pouco convincente e um missionário de aspecto moribundo. Não fazendo esquecer de todo o dinâmico e interessante par romântico dos anteriores filmes, Orlando Bloom e Keira Knightley.
Nota-se a falta de humor ou quando este surge é pouco imaginativo, um pouco longe do humor mais ou menos refinado que esteve presente nos dois primeiros filmes.
Talvez a dupla de argumentistas (Ted Elliott/ Terry Rossio) que escreveu este e todos os anteriores Piratas das Caraíbas já tenha a receita um pouco esgotada.

Parece que vai haver ainda uma quinta aventura, o que nos vai permitir continuar a assistir às aventuras dos capitães Jack Sparrow e Barbossa, o que apesar de tudo não deixa de ser uma boa notícia.

Uma última nota. Fui ver a versão 2D e garantidamente não vale a pena e não se justifica o 3D, a menos que não se tenha amor ao custo extra dos bilhetes ou se seja defensor fanático e viciado nesta tecnologia.




dia mundial sem tabaco 2011

Estima-se que cerca de 5 milhões de pessoas morram este ano devido a doenças relacionadas com o tabaco: ataques cardiacos, AVCs, colapsos pulmonares e diversos tipos de cancros.

Nesta estimativa não estão incluídas as cercas de 600 mil pessoas, mais de um quarto são crianças, que morrerão por fumarem passivamente.