sábado, 15 de março de 2014

uma música para o fim de semana - Maria Mendes


Muitas e lendárias foram as vozes femininas (e não só) de jazz que cantaram o standard Come Rain or Come Shine do também lendário letrista americano Johnny Mercer.
Entre elas destacam-se Billie Holiday, Sarah Vaughan, Dinah Washington, Judy Garland, Etta James e a única e mítica Ella Fitzgerald.

Agora desde 2012 temos uma voz portuguesa a viver na Holanda, Maria Mendes, a adicionar a estas vozes, apesar de não ter o mesmo peso histórico e fama que o tempo e a qualidade das mesmas conferiu às suas congéneres femininas.

Mas Maria Mendes consegue um versão simpática, despretensiosa e algo original, fruto da introdução da harmónica de Wim Dijkgraaf no seu quinteto e de um piano, solto, alegre, bem trabalhado de Karel Boehlee.

É uma boa canção para aterrar no sofá, com uma almofada sobre os olhos, soltar um grande suspiro de quem sabe que cumpriu a sua missão durante uma semana, que conseguiu ultrapassar bem algumas barreiras que pensava serem quase intransponíveis e sem dar por isso e merecidamente partir para o País dos Sonhos durante um par de horas, para que os pensamentos consigam, finalmente abrandar para velocidades subsónicas.

E tenho a certeza que acabarei com um par de gatos a ronronarem em cima das minhas pernas ou do meu peito, também eles a partirem para o País dos Sonhos dos Gatos
E nem sei qual de nós regressará primeiro dos seus países... ;)

A música para este fim de semana, Come Rain or Come Shine, parece que ele vai ser só Shine, a parte do Rain aparentemente já lá vai, não há bem que sempre dure..., é retirado do álbum de apresentação de Maria Mendes - Along the Road.


Bom fim de semana :)





Come Rain or Come Shine

I'm gonna love you like nobody's loved you,
Come rain or come shine.
High as a mountain and deep as a river,
Come rain or come shine.

I guess when you met me
It was just one of those things.
But don't you ever bet me,
'Cause I'm gonna be true if you let me.

You're gonna love me like nobody's loved me,
Come rain or come shine
Happy together, unhappy together
Now won't be just fine

Days may be cloudy or sunny,
We're in or we're out of the Money,
But I'm with you always,
I'm with you rain or shine!


quinta-feira, 13 de março de 2014

terça-feira, 11 de março de 2014

Grande Ecrã - The Monuments Men (Os Caçadores de Tesouros)


The Monuments Men - Os Caçadores de Tesouros - é um filme desperdiçado.
Principalmente por ter claramente um argumento esbanjado e uma realização monótona.

Um argumento esbanjado porque este tinha imenso potencial.
A história é verídica e certamente muito pouco conhecida do grande público.
Um grupo de homens de diversas profissões, mas todas ligadas à arte e à história, cuja missão é salvar da destruição da Segunda Guerra Mundial, património arquitectónico e simultaneamente obras de arte que foram sendo roubadas pelos nazis, por serem consideradas sujas e impuras, nos países que estes foram invadindo.
Por isto, um argumento que tem interesse documental e até pedagógico, foi descaracterizado ao ponto de mais parecer uma comédia aborrecida do que um drama com alguma intensidade e acção.

George Clooney como realizador (e argumentista), não conseguiu dar dinâmica, um pouco de acção à história.
Parece uma tentativa falhada de atingir o mesmo que Steven Soderbergh conseguiu com os três filmes "Ocean's".
Ao contrário deste, Clooney ao pôr a correr várias histórias paralelas, não conseguiu que nenhuma delas cativasse a nossa atenção, nem introduzir a dinâmica que desejaria. Faltou interligação entre elas, antagonistas fortes que ajudassem a formar um todo coerente.

É o elenco que salva o filme. Mesmo que o argumento nem a realização puxem por ele.
Mas quando se tem George Clooney, Matt Damon, Cate Blanchett, John Goodman e propositadamente deixo para o fim o melhor desempenho, Bill Murray, entre outros nomes, praticamente qualquer filme se salva e atrai gente às salas de cinema.

The Monuments Men com o falacioso título português de Os Caçadores de Tesouros (dá para pensar que vamos ver vários Indiana Jones em acção), é um filme algo cinzento, que não cumpre expectativas que cria e que não fossem os seus actores, a cumprirem o mínimo, praticamente nada o salvaria.