terça-feira, 11 de março de 2014

Grande Ecrã - The Monuments Men (Os Caçadores de Tesouros)


The Monuments Men - Os Caçadores de Tesouros - é um filme desperdiçado.
Principalmente por ter claramente um argumento esbanjado e uma realização monótona.

Um argumento esbanjado porque este tinha imenso potencial.
A história é verídica e certamente muito pouco conhecida do grande público.
Um grupo de homens de diversas profissões, mas todas ligadas à arte e à história, cuja missão é salvar da destruição da Segunda Guerra Mundial, património arquitectónico e simultaneamente obras de arte que foram sendo roubadas pelos nazis, por serem consideradas sujas e impuras, nos países que estes foram invadindo.
Por isto, um argumento que tem interesse documental e até pedagógico, foi descaracterizado ao ponto de mais parecer uma comédia aborrecida do que um drama com alguma intensidade e acção.

George Clooney como realizador (e argumentista), não conseguiu dar dinâmica, um pouco de acção à história.
Parece uma tentativa falhada de atingir o mesmo que Steven Soderbergh conseguiu com os três filmes "Ocean's".
Ao contrário deste, Clooney ao pôr a correr várias histórias paralelas, não conseguiu que nenhuma delas cativasse a nossa atenção, nem introduzir a dinâmica que desejaria. Faltou interligação entre elas, antagonistas fortes que ajudassem a formar um todo coerente.

É o elenco que salva o filme. Mesmo que o argumento nem a realização puxem por ele.
Mas quando se tem George Clooney, Matt Damon, Cate Blanchett, John Goodman e propositadamente deixo para o fim o melhor desempenho, Bill Murray, entre outros nomes, praticamente qualquer filme se salva e atrai gente às salas de cinema.

The Monuments Men com o falacioso título português de Os Caçadores de Tesouros (dá para pensar que vamos ver vários Indiana Jones em acção), é um filme algo cinzento, que não cumpre expectativas que cria e que não fossem os seus actores, a cumprirem o mínimo, praticamente nada o salvaria.




Sem comentários:

Enviar um comentário