sábado, 8 de abril de 2023

uma música para o fim de semana - Zure (Ryuichi Sakamoto)


aqui o tinha escrito. Não sou um particular fã do pianista e compositor nipónico Ryuichi Sakamoto mas a sua morte é de facto uma grande perda para os amantes de música e principalmente do piano.

A sua música é difícil de categorizar. Sakamoto é conhecido pela utilização pioneira da electrónica na música, pelas parcerias com músicos influentes no mundo da pop como David Bowie, David Byrne e Iggy Pop, ou por ter incorporado nas suas obras variados géneros musicais que vão desde o New Age, Ambient, Techno à pop electrónica. Em parte é por causa desta fusão de estilos que não sou apreciador do seu trabalho nestas áreas.

Talvez seja enquanto compositor de bandas sonoras, e elas foram incontáveis, mais de três dezenas, que a maior parte de nós o conheça. São suas as bandas sonoras de Merry Christmas Mr Lawrence (1983), O Último Imperador (1987) onde ganharia um Oscar para melhor banda sonora, o belíssimo Chá no Deserto (1990), Babel (2006) e o mais recente The Revenant (2015).

É quando se senta à frente de um solitário piano que a magia se espalha, fazendo-nos levitar, onde a alma ultrapassa a materialidade do corpo. 
Curiosamente, não é um trabalho de piano que consta no lugar mais alto das minhas preferências. Esse lugar está dedicado a Async, onde a fusão com a electrónica está presente. Um álbum editado em 2017, ele assenta numa lógica reflexiva baseada numa electrónica discreta e sofisticada, urbana e ambiental. Profundamente texturado, cada tema é construído por várias camadas onde cada uma delas é um pequeno mundo sonoro. É um álbum que considero profundamente metafísico, existencial e ocasionalmente distópico como por exemplo a faixa que dá nome ao álbum.
É esta complexidade acessível, que pessoalmente, torna este álbum tão atraente.

O seu último trabalho, consciente da proximidade da sua morte é 12. O seu décimo segundo álbum de estúdio editado a 17 de Janeiro deste ano.
No que me diz respeito é difícil escapar ao encanto e delicadeza dos temas Merry Christmas Mr Lawrence, de Blu ou The Sheltering Sky.

Mas é em Async que o encontro (e reencontro) com Sakamoto resulta sempre num abraço franco de boas vindas e onde sei que os próximos minutos me trarão paz e abrandará esta inquietude permanente em que vivo mergulhado.
Zure é uma das faixas que mais atenção dedico precisamente pelas razões que acima descrevi:  urbanidade, as texturas, a reflexão, o ambiente que cria à nossa volta. Uma bolha protectora de tudo e todos.

Ryuichi Sakamoto, morreu no passado dia 28 de Março de 2023. 
No entanto a sua morte, já esperada, só foi anunciada ao mundo 02 de Abril de 2023.












domingo, 2 de abril de 2023

Ryuichi Sakamoto (1952-2023)


Tinha uma legião de admiradores por todo o mundo. Não sendo um particular fã dele, tenho no entanto um carinho enorme pela sua música e frequentemente ela caminha ao meu lado no meu dia a dia.
Como muitos de nós, ele entrou pela minha alma dentro pelas incríveis bandas sonoras (mas não só) que criou.
Merry Christmas Lawrence ou Sheltering Sky estão entre as maiores de todas e as minhas preferida.

No dia em que foi anunciado ao mundo a morte do compositor e músico nipónico, Ryuichi Sakamoto, que ocorreu no passado dia 28.03.2023, seria quase uma blasfémia não relembrar o tema composto por ele para o filme de 1983, Merry Christmas, Mr Lawrence, realizado por Nagisa Ôshima.
Onde o próprio Sakamoto participaria no filme contracenando com David Bowie.