sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

um ano de guerra


Um ano após um facínora ter invadido um país soberano, Putin ainda não parou de partir os seus dentes contra Ucrânia.
Se o ocidente tivesse sido mais rápdo, mais decidido e determinado a apoiar a Ucrânia talvez ao fim de um ano a perspectiva de fim da guerra estivesse mais próxima.

Com (ainda) estas indecisões em fornecer equipamento mais decisivo e pesado aos ucranianos, quando olhamos para a frente no tempo só vemos o prolongar do estertor da morte e da destruição.
Por causa delas, de tanto pensarmos que não queremos uma escalada da guerra, ela vai mesmo acontecer e quando dermos por isso, estamos verdadeiramente todos em guerra.















quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

série "vencedores" - selecção feminina de futebol






Torço mais por elas do que por eles, e sou capaz de ter mais paciência, e vontade, de ver um jogo de futebol na televisão, delas do que deles. 
Por isso foi com satisfação que soube que ontem que, pela primeira vez, a selecção feminina de futebol tinha passado à fase final do Mundial de Futebol. Inédito!

Diana Gomes e Carole Costa fizeram o 1-0 e o 2-1 (de penalti por mão na bola da adversária), resultado final do jogo de apuramento com as camaronesas.

As portuguesas escolhidas por Francisco Neto para este jogo histórico foram:
Patrícia Morais, Ana Borges, Diana Gomes, Carole Costa, Catarina Amado (Joana Marchão, 59), Dolores Silva (Ana Capeta, 90+5), Andreia Norton (Fátima Pinto, 71), Tatiana Pinto, Kika Nazareth (Andreia Jacinto, 71), Jéssica Silva e Diana Silva. 

O Mundial realiza-se na Nova Zelândia e Austrália entre os dias 20 de Julho a 20 de Agosto deste ano.
No nosso grupo, E, estão os Estados Unidos, Vietname e Países Baixos.

Agora é esperar que as televisões e os cabos dêm visibilidade aos jogos femininos, campeonato mundial e não só. Porque os masculinos são de uma seca e boçalidade tremenda. Selecção nacional incluída.










quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023