sábado, 15 de setembro de 2018

uma música para o fim de semana - Elisa Rodrigues


Geórgia, talvez umas dez da manhã.

Quando se chega a Mestia vindo de Zugdidi só há uma hipótese: regressar pelo mesmo caminho.
São cerca de 130 km de paisagem montanhosa. À velocidade que se rola devemos demorar umas duas horas a chegar ao nosso destino.

Tinha chovido fortemente no final do dia anterior, e a manhã começava da mesma maneira.
A estrada, muito encaixada na montanha, estava bastante enlameada e escorregadia. O rio Mulkhara corria leitoso e com uma alegria que contrastava com a ida para Mestia do dia anterior.

Após os primeiros quilómetros, a chuva regular passou a alguns chuviscos ocasionais e pouco persistentes. O topo das montanhas passou a estar coroada de uma neblina que faria nos companhia quase até Zugdidi.
O verde montanhoso estava limpo e realçado pelo brilho da atmosfera húmida. Frequentemente esta neblina descia até à estrada cumprimentava-nos durante algum tempo e depois voltava a pousar calmamente nas encostas.

A luz, filtrada pelas nuvens e neblina, sem ponta de raios de sol, chegava a todo o lado de uma forma muito difusa e uniforme.
Era uma estrada aconchegante, misteriosa e muito bela que a Sprinter ia percorrendo em passo sereno e tranquilo.

A playlist do spotify do Rafael - é quem conduz a van - está cheia de música variada, pouco exuberante, bastante introspectiva, completamente adequada a esta paisagem doce e apaziguadora.

Subitamente irrompe uma guitarra assertiva e após uma breve introdução desta, a voz de Elisa Rodrigues entra determinada, vibrante. Ao longo do tema, In and Around You, este duo domina  completamente. A guitarra atrai-me imediatamente. Quer esta, quer Elisa, demonstram uma certa dificuldade em manterem-se contidos.

A energia parece-me alta para uma estrada que espelha um céu cinzento absolutamente delicioso.
Mas não me choca este contraste de ambientes, além que o tema é espectacular.
E a guitarra sempre que está em acção...


Bom fim de semana






quarta-feira, 12 de setembro de 2018

a ouvir em Stepantsminda (Geórgia)


Stepantsminda, muito próximo da fronteira com a Rússia, é uma cidade virada para o turismo de montanha e para o trekking. Um gigante está ancorado muito próximo de si: o Kazbegi com 5047m de altitude

Um dos restaurantes mais fixes  - tem o mesmo nome da cidade - espelha esta vivência.
À entrada, pendurado na parede do lado esquerdo, logo na entrada, está material (muito) antigo de escalada - crampons e piolets.

Quem entra carrega as marcas e a filosofia de vida da montanha no corpo e no rosto. Calças de trekking cheias de poeira, polares, calçado de montanha, lenços e barretes na cabeça. Os corpos tendem a ser magros e secos. As cervejas pousam por pouco tempo nas mesas.

Nas mesas que estão à minha volta, todos estão na mesma onda que a minha. Os pés batem o ritmo no chão, as cabeças abanam para a frente, os dedos tamborilam na mesa e algumas mãos marcam o ritmo cortando o ar.
Alguém com o shazam diz-me que a música que está a marcar o jantar de quem janta aqui é dos Aurora Centralis.