sábado, 1 de dezembro de 2012

uma música para o fim de semana - Custódio Castelo


A morna é um género musical que não aprecio por aí além. Cesária Évora, a diva dos pés descalços, tornou a morna conhecida um pouco por todo o lado.
Sodade foi o tema que popularizou a cantora cabo-verdiana e simultâneamente a morna.

Custódio Castelo, um músico que vem do universo do fado, sabe e reconhece que há no fado e na morna uma raiz comum. 
Essencialmente acústicos, ambos os géneros cantam a tristeza, a saudade, a partida, o destino e a fatalidade.  São géneros melancólicos, quase lamentos musicais e vivenciais. Mas também ambos fazem da guitarra, o instrumento de eleição de Custódio Castelo, o seu principal suporte instrumental.

Com InVentus, o seu mais recente trabalho, um disco de homenagem às pessoas que cruzaram o seu percurso musical e aos quase 30 anos de ligação à música, há duas vozes que Custódio Castelo não esquece: Amália Rodrigues e Cesária Évora.

Para Cesária Évora, compôs "In Agradecimento Miss Morna". É um instrumental e como o nome diz é dedicado à morna e à sua musa. Mas com a presença da guitarra portuguesa de Custódio e do violino da russa Ianina Khmelik, a sonoridade típica da morna fica substancialmente enriquecida e com um suave aroma a fado sem no entanto perder a sua essência.

Pessoalmente encontro um outro ponto curioso neste tema. Sendo um instrumental, estou sempre à espera que entre uma voz e essa expectativa, que naturalmente e felizmente não é cumprida, ajuda-me a prender à música para este fim de semana, In Agradecimento Miss Morna, de Custódio Castelo.

Uma nota final. Jorge Fernando que já foi uma música para o fim de semana, aqui, entra nesta formação tocando uma guitarra clássica.


Bom fim de semana :)





quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Altamente!


Para os mais distraídos, é a versão canina da música do filme Starwars - Guerra das Estrelas  ;)