sábado, 2 de outubro de 2021

Uma música para o fim de semana - Mexicali/ Calexico (10 000 russos)


10 000 Russos é um nome estranho de facto. Nas palavras de Pedro Pestana, guitarrista do grupo, o
nome surge, numa de noite de copos, como uma deturpação fonética do famoso cantor grego Demis Roussos nascido em Alexandria, Egipto.

Os 10 000 Russos são originários do Porto e mexem-se nas águas agitadas do psicadelismo. 
Ouvi-los é como sermos enrolados nas ondas da praia em que não conseguimos pormo-nos de pé. Não porque as músicas sejam de toadas agressivas mas sim porque parecem imparáveis.

Mexicali/ Calexico, uma das faixas, e minhas favorita, do seu recente álbum Superinertia, é isto mesmo. Com quase 15 minutos de duração, esta é uma música de psicadelismo frenético, sempre abrir, mas muito bem estruturada, que nos lança no espaço sideral a rodopiar, sem referências, sem norte nem sul, sem cima nem baixo. E quando a faixa acaba, com os olhos esgazeados, abanamos a cabeça para tentarmos perceber o que nos aconteceu e nos sintonizarmos de novo com o mundo, perguntando o que aconteceu durante esses 15 minutos.

Superinertia foi lançado no passado 10 de Setembro. Tem portanto ainda a tinta a secar.
É a própria banda que define o seu mais novo trabalho: "como um disco acerca do estado de inércia em que os humanos vivem no Ocidente nos dias de hoje. Não é um disco sobre passado ou futuro. É sobre agora"

Um álbum altamente de se ouvir e em que uma brocas e vários whiskys soltos parecem calhar mesmo bem.

Bom fim de semana 😜







sexta-feira, 1 de outubro de 2021

dia mundial do vegetarianismo


Hoje celebra-se um dia muito especial e bonito: o dia mundial do vegetarianismo.

De acordo com o P3, citando a Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), refere que no período de 2007 a 2017 o número de vegetarianos em Portugal quadruplicou, estimando que em 2017 havia cerca de 120000 vegetarianos e em 2019 cerca de 9% da população portuguesa tinha adoptado este estilo de alimentação.
Um dia dedicado a quem ama e protege a vida senciente não humana 🐽





terça-feira, 28 de setembro de 2021

pensamento de uma vida


A morte deve ser tão bela. Deitado na macia terra castanha, com as ervas a acenar por cima da nossa cabeça e ouvir o silêncio. Não ter ontem, não ter amanhã. Esquecer o tempo, perdoar a vida, estar em paz.

Oscar Wilde