A tourada é barbárie, é sadismo e covardia. Já
aqui escrevi sobre isso.
É um acto primitivo de bestialidade praticado para com um animal, que quando entra numa arena já sofreu inúmeras sevícias e torturas e está fortemente diminuído na sua capacidade física.
A barbárie não pode e não deve ser associada a um acto cultural e muito menos ser considerada arte.
Há sempre quem defenda estafadamente, e diria imbecilmente, que o touro só existe enquanto espécie por causa das touradas. Claro que não!
Deixem a natureza e a evolução seguirem o seu caminho. Será que o cavalo só existe para ser usado como animal de trabalho, corrida, divertimento ou como uma fonte de proteínas?
Respondo da mesma maneira, claro que não! Todos nós admiramos a elegância e força deste animal em estado selvagem. Não domado.
Admiramos um búfalo, admiramos um bisonte. Porque não admirar o poder, a força e a beleza de um touro selvagem ? Porque não dar-lhe essa hipótese ?
Argumenta-se igualmente que existem lutas de cães, de galos, etc... Verdade. Aqui também está presente a bestialidade, a crueldade e o sadismo. Mas é uma forma clandestina, é uma actividade perseguida e punível por lei. Estas práticas têm consequências legais. Não são reconhecidas oficialmente, não são publicitadas publicamente e não passam em canais de televisão.
O boxe também é lançado para cima da mesa dos argumentos pró tourada. Não há comparação possível. É um desporto. Está regulamentado, tem regras definidas, tem um árbitro que as garante. São dois animais racionais que estão lá porque querem e estão em condições de igualdade. Precisamente o oposto do que se passa numa tourada.
A abolição da tourada é uma forma de nos dignificarmos e evoluirmos enquanto Homem e de nos elevarmos enquanto Nação.
De respeitarmos um animal nobre que sofre atrozmente e inutilmente para gáudio de um bando de sádicos.
Está em curso uma petição que defende a abolição da tourada e espectáculos afins. Assinem. Dei o exemplo, sou o nº 1809.
Aqui fica o
link.