sábado, 31 de dezembro de 2022

uma música para o fim de semana - Her First Dance (Misha Alperin)


Hoje é último dia de 2022. Foi um ano "absurdamente" musical para o que é normal em mim. Comprei qualquer coisa como cerca de 140 álbuns ao longo de todo este ano e creio que (quase) todos eles sobre jazz. 
E tenho a certeza que cerca de 97% deles foram da minha etiqueta de eleição: a germânica ECM.

Escolher um, o melhor de todos eles, é igualmente particularmente difícil. Se hoje escolho um, provavelmente amanhã escolheria outro.
A minha escolha recai sobre um álbum que comprei em Outubro, do pianista ucraniano (nascido soviético) Misha Alperin que morreu cedo demais, em 2018 com 61 anos. O álbum chama-se Her First Dance, editado em 2008, e é profundamente belo desde o primeiro tema (Vayan) até ao último (Via Dolorosa).
Toca em trio com a violoncelista alemã, Anja Lechner e o trompetista russo Arkady Shilkloper.

Com temas que variam entre o solo, duo e o trio completo. Uma oportunidade única para compreender as diversas combinações entre os três instrumentos, Sua música gentil e delicada, sempre, sombria e melancólica, por vezes. As notas são elegantes, agradavelmente esparsas, sustentadas, a soarem  silenciosas e distantes, num minimalismo tranquilo e convidativo.

Her First Dance é um álbum do coração para a nossa alma. Um lenitivo para dias difíceis, exigentes e ásperos. Uma manta sonora para dias de chuva com um chá de jasmim na mão, a cabeça apoiada no colo de quem nós gostamos e um gato (ou mais) ao nosso lado. 
É um álbum verdadeiramente especial, um dos que pode definitivamente ostentar o epitome de primus inter pares.

A música para o último fim de semana deste ano chama-se Her First Dance. Dá o nome ao trabalho de Misha e é um duo de piano e trompete. Sublime.


Bom fim de semana, bom fim de ano velho, excelente começo de Ano Novo 2023 e que a música, entre outras coisas boas, não pare de fluir nas vossas vidas 🎵🎉🍸😉
















quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

e foi a este gajo que foi dada maioria absoluta

 
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, demitiu-se. Mais um. 
Foi a décima primeira demissão de governantes em nove meses de um governo com maioria absoluta. 
Como disse a deputada do PSD, Isabel Meireles, na altura em que se soube que este inapto tinha ganho a maioria absoluta: "O que falhou foi o povo português".
E falhou em grande!

Falta de coordenação, comunicação, muita inépcia, jobs for the boys, incompatibilidades, conflitos de interesses, desautorizações, deslealdade, etc..., etc..., etc...
Entre tantas demissões que já ocorreram só falta mais uma, a derradeira demissão, a do próprio Costa. 
Que seja breve.













domingo, 25 de dezembro de 2022

Natal


É uma curta lindíssima, ainda assim um anúncio, da J&B com o tema Natal por base.
Tudo nesta curta está extraordinário, o argumento, realização e actores.

E um brinde à canção brilhantemente escolhida: She. 
Um cover soberbo de Elvis Costello sobre o original Tous Les Visages de L'amour, de 1974, do cantor francês de origem arménia, Charles Aznavour.

Sim, de facto, isto é Natal. Um grande e genuíno (para os apreciadores) Natal 🎅





P.S. Resistam à vontade de desatar a comprar J&B que nem uns malucos só porque fizeram um comercial de eleição. Esta gente não faz nada por altruismo...