sábado, 10 de dezembro de 2016

uma música para o fim de semana - GNR



Dada a eternidade que Rui Reininho está nos GNR, custa a crer que estes não tenham sido fundados por ele, e que nem sequer ele tenha sido sempre a sua voz.
O guitarrista Alexandre Soares foi o fundador e a voz principal.
Os GNR começaram como banda de garagem em 1980 e sairam de no ano seguinte com o lançamento do famoso single Portugal na CEE.
Com a entrada de Rui Reininho em 81, Alexandre Soares passa a ser exclusivamente guitarrista. Por sua vez Alexandre deixa a banda em 1986. Mas não sem antes gravar Psicopátria. E foi há 30 anos! Mais concretamente em Outubro de 1986.

Psicopátria e a Valsa dos Detectives de 1989 são os seus opus magnum, os trabalhos maiores de uma carreira feita de 35 anos.
Quer um, quer o outro, são montras daquilo que caracteriza a essência dos GNR: o timbre da voz de Rui Reininho e as letras non sense surreais, causticas e irónicas, o pop rock de travo por vezes abstracto.


Fujo com extrema dificuldade aos maiores clássicos de Psicopátria: Pós Modernos, Bellevue, o mítico Efectivamente. Mas cedo Ao Soldado Desconfiado.
Um tema melancólico, resignado, com uma implícita ausência de esperança. Uma crítica aos gabinetes dos burocratas da CEE, um clube para onde Portugal tinha entrado no ano anterior, pela mão de Mário Soares.

"Será nos gabinetes que se ditará a nova guerra"

Uma nova guerra, onde aquilo que é pessoal, passa a ser económico.


Bom fim de semana :)




Diz-me se és o meu reflexo, 
oh fonte vulgar.
Diz-me onde esconder a arma 
que eu soube enferrujar.
Castro com castro edificas, 
eu castro o gesto a que incitas. 
Estátua de orgulho gelada, 
sobre esta água parada.

O vento de amanhã quando soprar 
desagregará o tempo presente  
A memória da batalha clássica foi-se, 
a bandeira ser-me-à indiferente. 
Vim para devolver as cidades 
aos intoxicados da terra.
Será nos gabinetes que se ditará a nova guerra

Sempre que fui combater 
rastejei pelo chão.
Onde nem a beladona cresce 
tocando o musgo com a mão 
Descarnado de alma, 
mas mantendo a calma 
Dilacerado, esforço em vão

O vento de amanhã esfuma 
os viciados do controle 
O cheiro a carne assada humana 
será uma recordação 
Nem mais um soldado anónimo 
dormirá neste caixão
Sonhando arrogante, com o nome 
da sua batalha banal

O vento de amanhã quando soprar 
desagregará o tempo presente 
A memória da batalha clássica foi-se, 
a bandeira ser-me-à indiferente 
O cheiro a carne assada humana 
será uma recordação 
Nem mais um soldado anónimo 
dormirá neste caixão
Sonhando, arrogante, 
com o nome da batalha banal


domingo, 4 de dezembro de 2016

um dia de quintetos


Foi um dia dedicado a quintetos e todos eles da Blue Note. Liderados pelo piano ou pelo saxofone.

  • Cool Strutin' - Sonny Clark (piano), 
  • Blowin' the Blues Away - Horace Silver (piano), 
  • Takin' Off - Herbie Hancock (piano), 
  • Our Thing - Joe Henderson (saxofone), 
  • Speak No Evil - Wayne Shorter (saxofone),
  • Somethin' Else - Cannon Ball Adderley (saxofone)
  • Out to Lunch - Eric Dolphy (saxofone)

Propositadamente deixo um de fora. Undercorrent do pianista Kenny Drew. Disputa a minha preferência com o quinteto de Herbie Hancock

Undercorrent é um dos álbuns mais marcantes do jazz e também um dos mais subestimados dele.
A formação de Kenny é estelar. A linha de sopros é de eleição, Freddie Hubard em trompete e Hank Mobley no saxofone tenor.
De novo aqui há um toque de injustiça. Freddie Hubard é um dos trompetistas cujo valor e importância no jazz não está reconhecida.
Para além de Undercorrent, e dos vários que liderou, ele está presente como sideman em três dos quintetos que ouvi hoje e que são seminais no jazz: Takin' Off, Speak No Evil e Out to Lunch.
Se os sopros marcam este quinteto, a secção rítmica não fica atrás, Sam Jones em contrabaixo, um histórico do jazz e Louis Hayes na bateria, ainda hoje no activo.


Durante os primeiros 38 segundos, a primeira faixa do álbum, a que lhe dá o nome tem uma introdução fulgurante da bateria, contrabaixo, piano e trompete. Estão a todo o vapor. Um carga de adrenalina tremenda.
Assim que a introdução cessa, Hank Mobley dá um festival de saxofone tenor. Depois o tema desenvolve-se cheio de vigor, intensidade, energia e virtuosismo de toda a formação.
Ma é Kenny Drew e Freddie Hubard que mandam em nesta faixa.
O resto do álbum segue a tónica de Undercurrent

É a música ideal para enfrentar o dia mais detestável da semana: a segunda