domingo, 4 de dezembro de 2016

um dia de quintetos


Foi um dia dedicado a quintetos e todos eles da Blue Note. Liderados pelo piano ou pelo saxofone.

  • Cool Strutin' - Sonny Clark (piano), 
  • Blowin' the Blues Away - Horace Silver (piano), 
  • Takin' Off - Herbie Hancock (piano), 
  • Our Thing - Joe Henderson (saxofone), 
  • Speak No Evil - Wayne Shorter (saxofone),
  • Somethin' Else - Cannon Ball Adderley (saxofone)
  • Out to Lunch - Eric Dolphy (saxofone)

Propositadamente deixo um de fora. Undercorrent do pianista Kenny Drew. Disputa a minha preferência com o quinteto de Herbie Hancock

Undercorrent é um dos álbuns mais marcantes do jazz e também um dos mais subestimados dele.
A formação de Kenny é estelar. A linha de sopros é de eleição, Freddie Hubard em trompete e Hank Mobley no saxofone tenor.
De novo aqui há um toque de injustiça. Freddie Hubard é um dos trompetistas cujo valor e importância no jazz não está reconhecida.
Para além de Undercorrent, e dos vários que liderou, ele está presente como sideman em três dos quintetos que ouvi hoje e que são seminais no jazz: Takin' Off, Speak No Evil e Out to Lunch.
Se os sopros marcam este quinteto, a secção rítmica não fica atrás, Sam Jones em contrabaixo, um histórico do jazz e Louis Hayes na bateria, ainda hoje no activo.


Durante os primeiros 38 segundos, a primeira faixa do álbum, a que lhe dá o nome tem uma introdução fulgurante da bateria, contrabaixo, piano e trompete. Estão a todo o vapor. Um carga de adrenalina tremenda.
Assim que a introdução cessa, Hank Mobley dá um festival de saxofone tenor. Depois o tema desenvolve-se cheio de vigor, intensidade, energia e virtuosismo de toda a formação.
Ma é Kenny Drew e Freddie Hubard que mandam em nesta faixa.
O resto do álbum segue a tónica de Undercurrent

É a música ideal para enfrentar o dia mais detestável da semana: a segunda





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