sábado, 3 de dezembro de 2022

série vencedores - Stéphanie Frappart, Neuza Back e Karen Diaz


Tradicionalmente é um mundo de homens. O futebol nunca foi muito acessível para as mulheres.
Só nos últimos anos é que o futebol feminino começou a aparecer no espaço mediático.Quer pelos sucessos desportivos quer pelas (muito justas) reivindicações de maior cobertura dos seus jogos e salários equivalentes aos seu congéneres masculinos.

Não só as jogadoras têm surgido mas também ao nível da arbitragem. Várias mulheres já apareceram não só em jogos de futebol feminino como masculino mas ontem fez-se (mesmo) história no futebol.
Pela primeira vez, num campeonato mundial de futebol masculino, que se realiza desde 1930, uma equipa totalmente feminina arbitrou um jogo de futebol: o Costa Rica - Alemanha do Grupo E.
Esta conquista dá-se num dos países do mundo onde os direitos das mulheres são mais negligenciados e até negados. O Qatar exige autorização prévia masculina para toda e qualquer actividade que pretendam exercer ou participar.

Para a história do futebol e para a história da luta pela igualdade das mulheres aqui ficam os seus nomes: a francesa Stéphanie Frappart (árbitra principal), a brasileira Neuza Back (auxiliar) e a mexicana Karen Díaz (auxiliar).
Aconteceu no dia 01 de Dezembro de 2022, no estádio Al Bayt, Mundial de Futebol Qatar 2022.

Mencionar ainda a presença de outras duas mulheres neste mundial: Salima Mukansanga (Ruanda) e Yoshimi Yamashita (Japão).

💪💪💪













sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

em altura de Qatar 2022


O que de facto importa. 
Acima de direitos humanos ou de vidas escravizadas e perdidas.
Gás (que o ocidente anda negociar) e mais de duas dezenas de caças franceses Rafale vendidos ao Qatar a troco da influência francesa para atribuição da organização do mundial deste ano.

Euros, dólares e petróleo. A santíssima trindade que tudo rege e que tudo secundariza. 
Até vidas.













quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

ganância e patetice


Não tenho uma particular admiração por Ronaldo, nem por Messi, o que não impede que seja tudo o que disserem sobre ele como futebolista.
Contudo, não justifica a ganância de querer, a todo o custo, igualar a marca de 9 golos de Eusébio em campeonatos do mundo, ao ponto de reivindicar e festejar exuberantemente um golo que não marcou. Diz o futebolista nacional que lhe tocou no cabelo. O gesto que usou para ilustrar essa afirmação ficou famoso.

As imagens mostram que a cabeça de Ronaldo não mudou a trajectória da bola. Mesmo assim, a Fifa e a Adidas já vieram cabalmente demonstrar que o golo não é de Ronaldo mas sim de Bruno Fernandes. O sensor no interior da bola não acusou nenhuma pressão sobre a mesma.

Quando Ronaldo celebrou um golo que sabia perfeitamente não tinha marcado, fê-lo num acto de puro egoísmo. Não pensou na selecção, não pensou no objectivo de passar à fase seguinte, não pensou em companheirismo. Pensou pateticamente que tinha atingido a mesma marca de Eusébio. Pensou num recorde pessoal. Por muito que iguale ou ultrapasse Eusébio, genuinamente nunca conseguirá. Eusébio marcou 9 golos num só campeonato, sem ter uma equipa a facilitar-lhe a vida, sem pensar que estava marcar esses mesmos golos. Eusébio fê-lo de coração. Se Ronaldo conseguir esse objectivo, esse recorde, precisará de 5 campeonatos, vinte anos acumulados, enquanto que Eusébio o fez num único campeonato.

A idiota pretensão de Ronaldo ter marcado com o cabelo, fez antigo jogador inglês Chris Sutton chamar-lhe o Cabelo de Deus. A internet, fabulosa como sempre, já veio dizer que sim, que foi o cabelo de um dos maiores egos da história do futebol que marcou o golo.












quarta-feira, 30 de novembro de 2022

uma ida ao baú - Everybody Wants to Rule the World (Tears for Fears)


!985

Há dois factos curiosos com esta música.
O primeiro envolve o título e a respectiva letra. 
Foi uma alteração de última hora ao que estava pensado.  O alinhamento do álbum já estava decidido quando Everybody Wants to go to War foi acrescentado. Uma decisão politicamente mais correcta. A letra descreve a grande vontade, a ganância e desejo que o homem tem pelo poder e pelo controlo do mesmo.

O outro facto é que a canção foi abordada numa mesa de restaurante durante a Guerra Fria numa altura em que os Estados Unidos e a União Soviética se digladiavam pela intimidação, pela corrida ao armamento e pela superioridade tecnológica a todos os níveis. Que dado os dias que correm em que as relações Estados Unidos/ Rússia, Estados Unidos/ Coreia do Norte e Estados Unidos/ China andam de novo nas ruas da amargura fazia todo o sentido que esta canção voltasse para cima da mesma mesa de restaurante.

Este tema surge no álbum Songs From Big Chair que tem por sua vez um outro tema que gosto imenso e bastante conhecido que arrasou nas playlists da rádio e na MTV: Shout.
Fiquei indeciso sobgre qual canção trazer ao de cima do baú das memórias mas Everybody Wants to Rule the World é tão icónica desta banda inglesa formada em 1981 que a escolhi para trazer para a luz do dia. Se bem que esta canção, trinte e sete anos depois do seu lançamento, nunca chegou a ficar esquecida quer das rádios, quer mais jovens e principalmente dos menos jovens. 
Shout, a canção que abre o álbum, fica para outra oportunidade.

Os fãs de Hunger Games certamente repararão que este tema surge na sequela 2, Em Chamas.






Welcome to your life There's no turning back Even while we sleep We will find you Acting on your best behaviour Turn your back on mother nature Everybody wants to rule the world It's my own design It's my own remorse Help me to decide Help me make the most Of freedom and of pleasure Nothing ever lasts forever Everybody wants to rule the world There's a room where the light won't find you Holding hands while the walls come tumbling down When they do I'll be right behind you So glad we've almost made it So sad they had to fade it Everybody wants to rule the world I can't stand this indecision Married with a lack of vision Everybody wants to rule the world Say that you'll never never never never need it One headline why believe it? Everybody wants to rule the world All for freedom and for pleasure Nothing ever lasts forever Everybody wants to rule the world