quarta-feira, 24 de maio de 2023

um animal que desaparece, a sua letra se desvanece


Cada letra representa um animal e esta letra desaparece, em tempo real, ao mesmo ritmo que o respectivo animal.
Uma forma única de percebermos o quanto danificamos o belo planeta em que coexistimos com os outros animais. A Terra não é nossa, a Terra é partilhada com outros seres vivos. E estamos a extingui-los.
A Terra já passou ao longo dos seus cerca de 4.6 mil milhões de anos de vida por cinco extinções em massa. Todas elas causadas por alterações climáticas causadas pela própria natureza, pelo próprio planeta.
Mas a sexta, que está actualmente em curso e que lhe chamam Antropoceno, é causada pelo Homem.

E nunca, ao longo do tempo de vida do planeta, a natureza enfrentou uma tão severa, catatrófica, tão rapida e tão devastadora como a que estamos a causar.
E é simultaneamente a extinção mais estúpida e absurda de todas as que já ocorreram. É a única causada por uma espécie, a humana, que coloca essa mesma espécie em risco de extinção.
E se nós merecemos que isso aconteça, todos os outros seres vivos não o merecem e estão a ser implacavelmente arrastados uma extinção para a qual não são a causa, nem contribuiram para que tal acontecesse.





Façamos o download deste alfabeto, onde cada letra tem o seu destino intrinsecamente ligado ao do animal que representa e percebamos em tempo real os danos que causamos à nossa única casa, ao único planeta que tem as condições necessárias para vivermos nele.

Por cada animal que desaparece, por cada pedacinho de planeta que destruímos, somos nós que desaparecemos, somos nós que somos igualmente destruídos. 
Não partilhamos só o planeta, partilhamos também o seu destino e este, somo nós que o definimos. 


https://www.theendangeredtypeface.com/pt/#