Sónia Cabrita, mas nascida em Lisboa em 1978 mas radicada em Faro tornou-se baterista por acaso. Foi quando entrou para uma banda rock feminina e ficou com o único instrumento disponível e que ninguém queria: a bateria.
O seu percurso musical começou pelo rock.
Dedicou-se ao jazz quando percebeu que o rock não estava a dar. Deparou-se como seria de esperar com dificuldades para se impor no mundo jazzístico.
Sentiu que conseguiu finalmente quebrar o gelo quando gravou o seu primeiro álbum "Little B" em 2012 em edição de autor.
Foi com este álbum e simultaneamente com o tema Little B's Poem que nele consta, que ganhou a sua alcunha Sónia "Little B" Cabrita. O que neste meio significa ganhar o reconhecimento e os respectivos galões.
Curiosamente Little B's Poem não é um original de Sónia Cabrita mas do álbum Components de 1965 (Blue Note) do vibrafonista americano Bobby Hutcherson. Música pela qual a baterista se apaixonou e que fazia todos os possíveis para o tocar nos concertos em que participava.
O seu quarteto é composto por Zé Eduardo, um dos seus professores, no contrabaixo, Sónia Cabrita na bateria, Giotto Roussies no Fender-Rhodes e Wenzl McGowen no saxofone tenor.
A música deste fim de semana é o tema que lhe valeu a alcunha. Convidou o espanhol Arturo Serra para o vibrafone que confere a Littles B' Poem um toque de frescura muito característico deste instrumento.
E o segundo trabalho de Sónia já anda a ser pensado...
Bom fim de semana :)