domingo, 4 de setembro de 2022

série "vencedores" - Diogo Ribeiro


Não há como escapar, e bem, a um dos nomes mais sonantes do desporto dos últimos dias e deseja-se que não só nos dias seguintes mas também nos próximos anos, Diogo Ribeiro.
Um puto de 17 anos que nada como poucos.

No Mundial de Juniores de natação deste ano, em Lima, capital do Peru, Diogo Ribeiro conseguiu o que ainda ninguém tinha conseguido com a nacionalidade portuguesa: medalha de ouro nas distâncias 50 metros livres e 100 metros mariposa e ainda recorde mundial de juniores nos 50 metros de mariposa.

Em Agosto passado, nos europeus de Roma, tinha ganho bronze nos 50 metros mariposa.
Foi na altura, o terceiro nadador português a conseguir uma medalha de bronze na natação depois de Alexandre Yokochi (1985) e Alexis Santos (2016).

O que torna (ainda mais) relevante esta prestação foi o facto de há um ano ter tido um acidente de mota que ia dando cabo dele e da carreira de nadador: hematomas generalizados, queimaduras nas pernas, pé partido, ombro deslocado, lesões no peito e perda parcial do indicador direito que foi posteriormente reconstruído.

Perguntaram-lhe numa entrevista se se ia habituar a estas conquistas, a resposta foi óbvia. Espero agora que não arrasem com o miúdo com a pressão permanente de ganhar medalhas e bater recordes. Algo em somos férteis.

Parabéns Diogo 💪💪💪







Sem comentários:

Enviar um comentário