Elas, são as Pussy Riot (gostei do nome) uma banda punk que resolveram mostrar aos russos (e ao mundo) aquilo que lhes vai na alma e fizeram um videoclip que foi gravado na principal igreja ortodoxa de Moscovo.
A canção é uma oração a Maria para tirar da cadeira do poder o poderoso czar russo - Virgem Maria manda o Putin embora.
Já antes o tinham andado a chatear com outras vigorosas actuações , nomeadamente na Praça Vermelha.
Resultado, elas foram acusadas de "vandalismo religioso" e de terem "infligido profundas feridas morais nos cristãos ortodoxos". Arriscam uma sentença de sete anos de prisão. Por uma coisa que dura pouco mais de três minutos!
Dmitry Medvedev, o actual primeiro ministro da Rússia e que teve uma mãozinha de Putin para lá chegar, foi dizendo pelo meio que as raparigas até tinham tido sorte. Porque noutros países as consequências poderiam ter sido mais nefastas e tristes.
O que levantou a questão se não estaria a comparar a Rússia com países islâmicos radicais que promovem o apedrejamento e fez questionar qual a verdadeira ligação do poder russo à igreja ortodoxa.
Muitos crêem por isso que se tratou de um julgamento político e do controlo e repressão da liberdade de expressão, até porque muitos dos fieis ortodoxos, supostamente lesados na sua religião e a população em geral estão a pedir a libertação da banda.
Elas estão agora em greve de fome. Um pouco por todo o lado tem-se gerado movimentos a pedir a libertação das Pussy Riot.
A tradução da letra em inglês encontra-se nos comentários do vídeo.
A tradução da letra em inglês encontra-se nos comentários do vídeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário