É uma vitória importante para Portugal. O vídeo promocional das Aldeias Históricas de Portugal - De Corpo e Alma - ganhou o primeiro prémio de Melhor Filme de Turismo (Escolha do Publico) a nível mundial.
Organizado anualmente pelo Comité Internacional de Festivais de de Turismo (de forma abreviada CIFFT), este concurso visa premiar o que melhor se faz na publicidade de destinos de turismo.
Estavam a concurso 40 vídeos oriundos de 16 países diferentes, tendo De Corpo e Alma captado 8133 votos distribuídos por 47 países.
Ao lomngo da narrativa surgem neste vídeo promocional, dois reis e um descobridor: D. Dinis, D. João e Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil e nascido em Belmonte (uma das aldeias históricas).
Entre nós, eu gostava de ter visto os outros vídeos, quer nacionais (Portugal tinha mais que um a concurso), quer internacionais. Este parece que abusa, para variar, da utilização de drones e de uma narrativa algo monótona e inconsequente. Digo eu...
E se isto der lugar a uma massificação do turismo nestas aldeias históricas, são 12, creio que nenhuma delas vai lucrar, de um forma não financeira.
Espero que não se descaracterizem, não decidam "modernizar-se", que não percam a sua paz, a sua serenidade.
Basta pensar o que se está a passar e irá passar-se depois do mundo inteiro souber que a prequela da Guerra dos Tronos foi filmada em Monsanto (outra das aldeias históricas).
De qualquer maneira aqui fica a nota e o vídeo, definitivamente um vencedor.
Existe na versão portuguesa e inglesa.
As aldeias históricas são:
- Almeida
- Belmonte
- Castelo Mendo
- Castelo Novo
- Castelo Rodrigo
- Idanha-a-Velha
- Linhares da Beira
- Marialva
- Monsanto
- Piodão
- Sortelha
- Trancoso
Sem comentários:
Enviar um comentário