Nem sabia que ele tinha participado em Perfume de Mulher, mas em Tornado (Twister), achei piada ao louco caçador de tornados Dustin Davis.
E é em Magnólia através do enfermeiro Phil Parma que cuidava do moribundo Earl Partridge que procuro o nome do actor que o desempenhava nos créditos do filme: Philip Seymour Hoffman.
Em todos os filmes que vi com ele, quase todos em papeis secundários, estavam cheios de força e carisma.
Na minha memória estão os meus preferidos. O espantoso Flawless (O destino de Um Ex-combatente), o excelente Jogos de Poder (Charlie Wilson's War) e o divertido e excêntrico O Barco do Rock.
E não, não vi Capote. Infelizmente. Um dos meus grandes pecados cinéfilos.
Nele fascinava-me a intensidade do olhar e o seu tom de voz lento quase a roçar a insolência.
O que lhe faltava em físico, era avantajado, uma antítese do actor do cinema hollywoodesco, que lhe terá tirado muitos papeis principais, sobrava-lhe em força e versatilidade, era um actor camaleónico, nos muitos papeis secundários que desempenhou e que terão igualado ou na maior parte das vezes, feito sombra aos actores principais.
Penso de imediato em Missão Impossível 3, foi por ele que vi este filme, superior a Tom Cruise, e de novo em Flawless, superior a Robert De Niro e Jogos de Poder, superior a Tom Hanks.
As drogas e uma overdose ter-lhe-ão roubado a vida antes de tempo. A sua toxicodependência era conhecida do público. Ele próprio tinha a noção dos riscos que a sua vida corria se não largasse o consumo de drogas.
Dele diz-se que tinha uma alma perturbada. Talvez sim, talvez não. Era um actor genial e por vezes a genialidade faz-se pagar caro. Paga-se pela diferença ou com a indiferença e muitas vezes pela incompreensão por parte da vulgaridade.
Como em todos o que partem cedo demais e que foram os melhores de entre todos nós, deixam um vazio e uma questão que nunca será respondida. o que eles poderiam feito ainda de melhor, mais surpreendente ou mais marcante.
Acredito que Philip Seymour Hoffman foi um actor desaproveitado pelo cinema comercial de Hollywood.
A busca do sucesso de bilheteira, o ideal da beleza estereotipada, masculina ou feminina, terão provocado um dos maiores desperdícios da história do cinema moderno.
Como tantas vezes acontece e infelizmente, foi a sua morte, mais que a sua obra, que o tornou conhecido e trouxe o seu nome ao grande público, mesmo entre aqueles que vão ao cinema.
Morreu no domingo passado com 46 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário