terça-feira, 12 de setembro de 2023

uma ida ao baú - I Feel Love (Donna Summer)


!977

Nos finais da década de 60, inícios de 70, dançava-se nas discotecas um ritmo de música muito particular cujo género ganharia o nome precisamente dos locais era dançado: disco music.
Bee gees, Boney M, Chick e Gloria Gaynor, entre inúmeros outros, imperavam nas pistas.

Para muitos Donna Summer, cujo nome verdadeiro era LaDonna Adrian Gaines, era considerada a rainha do disco. Temas como Bad Girls, Hot Stuff, Spring Affair e MacArthur Park eram obrigatórias nas pistas de dança das discotecas.
Pessoalmente, e outro do seus maiores sucessos, se não o maior deles, é I Feel Love que imortaliza Donna Sumer.
Produzido por Pete Bellote e pelo lendário Giorgio Moroder, o tema surge no álbum de 1977, Remember Yesterday. Tornar-se-ia autêntico marco na história do Disco.

A cantora norte-americana nasce no último dia de 1948 e morre a 17 Maio de 2012 com 63 anos. 
Apesar de a causa da sua morte ter sido cancro do pulmão, a artista estava convencida que terá sido por causa das poeiras inaladas nos atentados que derrubaram as torres gémeas de Nova Iorque em 9 de Setembro de 2001 que este terá surgido. Vivia na altura num apartamento situado muito próximo do local.

A sua vida estava longe de ser um glamour. Foi abusada em criança e alvo de violência racista em jovem. Sofrendo de uma depressão, uma relação abusiva e acusando a indústria discográfica de a canibalizar e sexualizar, Donna Summer em 1976 tentou o suicídio num hotel em 1976. Sentia que tinha perdido totalmente o controlo sobre a sua vida. Terá sido a intervenção no último instante por parte de uma das funcionárias do hotel que evitou que a tentativa que concretizasse.

É considerada uma das maiores artistas de sempre da música com um número de vendas de álbuns estimado em 100 milhões.









Sem comentários:

Enviar um comentário