Hoje celebra-se o dia mundial do piano. Talvez um dos instrumentos - e isto vai soar como uma blasfémia relativamente a outros instrumentos - a par com o violoncelo, mais expressivos que conheço.Se houve pessoas que acarinharam e trataram magistralmente bem o piano, o pianista e compositor polaco Frederic Chopin foi definitivamente um deles.
As peças para piano são inúmeras e quase todas elas de uma beleza inexcedível. Estudos, prelúdios, nocturnos, baladas, polonaises, mazurkas, etc..., etc..., são às largas dezenas.
Pessoalmente quando penso em Chopin vem de imediato à cabeça os nocturnos. Mas para este dia mundial do piano, escolho de Chopin uma peça que ouvi na Stare Miasto (Cidade Velha) de Varsóvia: a Valsa Minuto.
As peças para piano são inúmeras e quase todas elas de uma beleza inexcedível. Estudos, prelúdios, nocturnos, baladas, polonaises, mazurkas, etc..., etc..., são às largas dezenas.
Pessoalmente quando penso em Chopin vem de imediato à cabeça os nocturnos. Mas para este dia mundial do piano, escolho de Chopin uma peça que ouvi na Stare Miasto (Cidade Velha) de Varsóvia: a Valsa Minuto.
Ao contrário do que possa pensar, e que o nome de facto induz a isso, não é para ser tocada num minuto ou que dura um minuto, na verdade dura o dobro.
O objectivo é que dedicássemos um minuto da nossa atenção aos detalhes desta valsa. E se de facto concedermos essa atenção veremos como ela é intricada, delicada e subtilmente variada.
Outra curiosidade nesta valsa é que também é conhecida por a Valsa do Cachorro. Um amigo do compositor comparou-a com os movimentos que um cachorro faz quando persegue a sua própria cauda.
A própria morte, em 1849, de Chopin está envolta num facto bizarro. A pedido do próprio compositor, corpo e coração estão separados. O corpo está no cemitério Pere Lachaise mas o coração, que teve várias peripécias durante a Segunda Guerra Mundial, encontra-se actualmente na Igreja da Santa Cruz, em Varsóvia.
O pianista que toca esta valsa é o chinês Lang Lang. Vê-lo a tocar é incrível: todo ele é piano, todo ele é comunicação com com o instrumento e com a peça. Os três tornam-se um só.
De notar que Lang Lang tocou a Valsa Minuto entre ensaios com a sinfónica de Boston para se divertir um pouco. Mesmo assim a sua execução é brilhante.
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