terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Time's Passage - Enrico Pieranunzi


Valse Pour Appolinaire é um dos vários temas vocais que compoem o álbum Time's Passage do pianista italiano Enrico Pieranunzi. A voz é da cantora milanesa Simona Severini. Diz quem sabe que o seu francês, apesar de ser muito bom, tem no entanto um subtil sotaque que denuncia as suas origens italianas.

Pessoalmente é uma das minhas canções preferidas deste trabalho de Pieranunzi. Ter em atenção também ao tema de abertura e homónimo do álbum. Não se deve, no entanto reduzir o álbum a estes dois temas. Todo ele é muito boa onda, cheio de grandes vibrações e super positivo. O vibrafone de Andrea Dubelcco, talvez um dos grandes trunfos deste álbum, se não o maior, espalha sobre ele uma enorme sensação de leveza, descontração, de que o tempo passa facilmente, por todo o álbum.

A somar ao piano e ao vibrafone está a sofisticada e subtil, mas não menos presente, bateria de André Ceccarelli e o contrabaixo de Luca Bulgarelli. Estes dois últimos perfeitamente entrelançados entre si dão um apoio perfeito ao piano de Pieranunzi.
Este quarteto, quinteto se pensarmos também em Simona, não só nos temas vocais, funcionam tão bem quanto um conjunto de quatro grandes amigos que num banco de jardim num dia de sol primaveril, tagarelam e sorriem entre si despreocupadamente, saltando de tema em tema como quem tira cerejas à vez numa caixa tupperware.

Apesar de ter usado e evocado uma imagem solarenga - uma associação que faço frequentemente à sonoridade do vibrafone - consigo perfeitmente imaginar este trabalho desta formação liderada pelo pianista italiano a tocar de uma forma aconchegante em dias de chuva onde a lareira crepita para suavizar o frio dos dias de inverno. A voz aveludada de Simona Severini contribui muito para isso. 
Time's Passage é uma grande companhia para um jantar romântico, de amigos, uma tarde a preguiçar com um copo, ou um livro, na mão. Definitivamente é um album "all year round". 

Time's Passage foi lançado em 2020. 
Apesar de claramente ter uma preferência pelo jazz instrumental, a voz de Simona Severini é absolutamente encantadora e envolvente. Traz um enorme charme e mais valia às faixas onde participa.
Não será um álbum charneira na discografia de Pieranunzi mas foi este muito prazeroso equilíbrio entre os diversos instrumentos e voz que me fizeram comprá-lo.
E vai rodar frequentemente na minha sala.











Sem comentários:

Enviar um comentário