sábado, 20 de novembro de 2021

uma música para o fim de semana - Retalhos da Vida de um Médico (Tozé Bito escolhe Camané)


A ideia é tão simples quanto de boa. Pegar nas cerca de quinhentas (!!!) canções que o músico e compositor Tozé Brito, actualmente com 70 anos, escreveu nos últimos cinquenta anos, pedir ao mesmo que escolha setenta delas e depois por sua vez pedir a catorze músicos que escolham uma e cuja tarefa é reinventá-las, desconstruí-las e finalmente editar em disco. Existindo duetos, o número final de músicas foram doze.

Camané, Samuel Úria, António Zambujo, Selma Uamusse e Catarina Salinas dos Best Youth, foram alguns dos escolhidos.
O resultado, ideia original de Inês Meneses e actual companheira do compositor, chama-se Tozé Brito (de) Novo. A produção e os arranjos musicais ficaram sob responsabilidade de Benjamim e João Correia. O disco foi para as prateleiras há pouco mais de uma semana, no dia 12 de Novembro.

Não por acaso, coloquei em primeiro lugar da lista de cantores, aquele que mais aprecio para dar voz a uma música para o fim de semana: Camané.
Talvez por acaso, este fadista, pessoalmente o melhor de todos, escolheu uma das músicas que mais aprecio de Tozé Brito - Retalhos. Esta canção inspirada no livro de Fernando Namora com o mesmo título, Retalhos da Vida de um Médico, foi popularizada por outro grande fadista, Carlos do Carmo.
É trocar um grande fadista por um enorme fadista. Prefiro de longe o original. 
Há sempre músicas que não deveriam ser mexidas.

Bom fim de semana 😉











Sem comentários:

Enviar um comentário