terça-feira, 5 de março de 2013

Hugo Chavez (1954 - 2013)


"Ontem  o diabo esteve aqui... E este lugar ainda cheira a enxofre"


Este frase foi dita a 20 de Setembro de 2006 na assembleia geral das Nações Unidas referindo-se a George W. Bush que tinha discursado no dia anterior.

Não acredito que ele fosse o diabo mas que era um calhau com olhos, isso era. E em nada abonou a inteligência dos americanos quando o reelegeram para o segundo mandato.
E isso o presidente venezuelano Hugo Chavez que lhe tinha um ódio de estimação, sabia-o na perfeição.
Em contrapartida tinha um confessa admiração por Fidel Castro.


Hugo Chavez nasce a 28 de Julho de 1954. Era um militar de carreira. Entrou na academia das ciências militares de Caracas aos 17 anos.
Enquanto para-quedista participou em 1992 no golpe de estado falhado para tomar o poder na Venezuela. É preso, cumpre dois anos de prisão e depois é amnistiado.

Em Dezembro de 1998 candidata-se à presidência da Venezuela e ganha. Não abandona o poder, sendo reeleito por quatro vezes e ainda sobrevive a uma tentativa de golpe de estado em 2002.
Na sua última reeleição em Outubro de 2012 já não está presente na cerimónia da tomada de posse em Janeiro deste ano por estar em tratamento na ilha de Cuba a um cancro que lhe tinha sido diagnosticado em  2011.

Pelo caminho ainda ganha inesperadamente em 2009, um referendo que lhe permitia a partir de 2012 recandidatar-se automaticamente ao cargo. Até essa altura, os presidentes venezuelanos estavam limitados a dois mandatos de seis anos.

A morte de Hugo Chavez, consequência do cancro que sofria e que afirmava repetidamente que tinha sido uma conspiração americano para o afastar do poder, foi anunciada hoje aos 58 anos.




Sem comentários:

Enviar um comentário