sábado, 3 de março de 2012

uma música para o fim de semana - Ludovic Bource


Estamos nos finais da década de 20 do século passado.
O cinema mudo estava a prestes a sofrer a sua maior evolução até à data, o sonoro estava a fazer as suas primeiras aparições e os actores de cinema tinham que se adaptar rapidamente à novidade.
Excepto George Valentin que por preconceito e resistência à mudança persiste em manter-se no cinema mudo.

Peppy, uma jovem actriz que estava a dar os seus primeiro passos no cinema e que percebeu rapidamente que o futuro do cinema estava no som, adapta-se rapidamente ao sonoro. Lançada por George Valentin e tendo uma dívida de gratidão para com ele e percebendo que este se estava afundar dá-lhe a mão e trá-lo finalmente para o sonoro.

Este é rapidamente a história que norteia o filme O Artista. A banda sonora deste filme é uma das mais bonitas que conheço.
Composta pelo francês Ludovic Bource - que ganhou o Óscar na respectiva categoria - retrata fabulosamente a época da altura e faz-nos viajar de alma e coração para lá, num complemento extraordinário ao preto e branco do filme de Michel Hazanavicius.

Na música para o fim de semana, vou buscar um dos temas mais bonitos do O Artista - Waltz for Peppy.
É bonito, alegre, e leve ou não se tratasse de uma valsa, mas simultaneamente tem uma nostalgia que não pesa na alma, muito pelo contrário, embala-a e pacifica-a.




Sem comentários:

Enviar um comentário