quinta-feira, 14 de julho de 2011

calafrios



Ter visto esta semana Angela Merkl e José Eduardo dos Santos juntos em Angola causou-me calafrios na espinha.

O encontro deu-se formalmente para discutir a venda de navios (corvetas) patrulha de costa alemães a Angola o que parece que não é consensual na própria Alemanha porque há quem defenda que se trata de venda de armamento a um governo pouco democrático, pouco dado a respeitar os direitos humanos e muito corrupto.
Mas pouco se pode fazer, afinal Angola é um dos três maiores produtores de petróleo do continente africano.

Mas indo para além destes pequenos "pormenores". Cada um deles está empenhado em sugar até ao tutano as instituições dos quais são donos: José Eduardo dos Santos, Angola e Merkl a Europa.
A diferença está na escala. José Eduardo dos Santos "trata" de 18 milhões e meio de angolanos, enquanto Merkl "lida" com 320 milhões de europeus na Zona Euro.

Mas Angela Merkl é mais filantropa. Preocupa-se com a Alemanha enquanto que o presidente angolano se preocupa mais com o seu bolso e com a sua família.

Mas admito que haja uma outra diferença substancial entre eles. José Eduardo dos Santos está no poder há 32 ano, um cargo para o qual nunca foi eleito, enquanto a chanceler alemã se sujeita a eleições democráticas.
Um ponto a favor para a dona da Europa portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário