domingo, 10 de dezembro de 2023

(o inútil) dia internacional da declaração universal dos direitos humanos


Hoje a declaração Universal do Direitos Humanos, com trinta artigos, faz hoje 75 anos. Foi um documento adoptado pelas Nações Unidas em 10 de Dezembro de 1948.
Curiosamente, ou não, no mesmo ano em que poucos meses antes, em Maio os israelitas massacravam cerca de 15000 palestinianos e deslocavam, através da fuga, mais de 750 mil palestinianos das suas terras e país natal, para nunca mais voltarem.

Passados 75 anos após estes dois eventos, ao dia de hoje, Israel sob o pretexto de uma guerra contra o Hamas, desde o dia 7 de Outubro, pôs em curso um genocídio contra o povo palestiniano
Entre mortos, e desaparecidos por entres os escombros, estima-se que cerca de vinte mil palestinianos, incluindo mais de 7 mil criança, tenham sido assassinados. E mais de milhão foram obrigados, forçados, a deslocarem-se dentro do seu próprio território para zonas consideradas seguras para depois os genocidas israelitas, covardemente e abjectamente bombardearem essas mesmas zonas.

Passados 75 anos após estes dois eventos, e ao dia de hoje, quer a ONU, quer a declaração Universal dos Direitos Humanos valem zero.
Pelo menos (e não só) para o povo palestiniano.













Sem comentários:

Enviar um comentário