quarta-feira, 11 de outubro de 2023

sobre israel e a Palestina


Ninguém gosta de ser colocado num campo de refugiados, ninguém gosta de estar num gheto, ninguém gosta  ser empurrado um contra os outros, ser acossado, violentado, abusado, ter casas destruídas ou ser assassinado sem causa, décadas após décadas. Um dia tudo acabaria por correr muito mal. Pior do que já estava a correr.
E tudo transbordou da pior maneira possível no passado sábado, 07.10.2023.

Se a violência do Hamas atingiu níveis nunca antes visto, Israel não lhe ficou atrás. Quer no passado, quer na retaliação ao ataque do sábado passado.
É preciso recordar, e não esquecer, o massacre, a limpeza étnica de 1948, num evento que durou cerca de seis meses, ficaria conhecido entre os palestinianos como Nakba (Catástrofe em árabe). Quinze mil palestinianos foram assassinados às mãos dos soldados israelitas, quando estes invadiram o território palestiniano, e mais de quatrocentos mil tiveram que fugir para salvar as suas vidas.

Se o Hamas é uma organização terrorista apoiado pelo Irão e Qatar, Israel é um estado terrorista apoiado pela Europa ocidental e Estados Unidos.
Ambos são dignos um do outro.












Sem comentários:

Enviar um comentário