sábado, 22 de abril de 2023

uma música para o fim de semana - Time Square (Marc Ribot, The Jazz-bins)


No dia 14 deste mês fui a um concerto de jazz no Auditório de Espinho. Um duo de nomes bem sonantes e consolidados no jazz internacional: Dave Douglas (trompete) e Joey Baron (baterista). As minhas expectativas eram mesmo altas. Pareceu-me um concerto imperdível até porque conheço bem os trabalhos de cada um.
O que vi foi dois músicos que alardear vedetismo tornando o concerto sofrível, sem carisma, sem grande empenho, principalmente por parte de Douglas, quase um frete.

Esta sexta no âmbito do Ovar em Jazz 2023, fui a outro concerto. Desta vez o trio The Jazz-bins, liderado pela guitarra de Marc Ribot, a bateria Joe Dyson e Greg Lewis sentado ao orgão Hammond.
Os seus nomes, à excepção de Ribot, no que me diz respeito, não são tão sonantes ou tão conhecidos quanto Douglas ou Baron, por isso não levava as expectativas tão altas para este concerto, mas o empenho que colocaram no concerto foi tremendo.
Tudo o que faltou no duo Baron/Douglas esteve presente no trio: intensidade, empenho, ritmo, virtuosismo, uma audiência cativada e desejosa de mais.
Joe Dyson, curiosamente, foi o elemento mais forte do trio. 

É pena não haver gravações deste trio. Fica a (enorme) satisfação de os ter ouvido ao vivo.


Bom fim de semana 🎸









Sem comentários:

Enviar um comentário