sábado, 16 de julho de 2022

uma música para o fim de semana - Good Hope (Crosscurrents Trio)


Dave Holland, contrabaixista inglês, é um músico que já tem um lugar na história do jazz.
Dois dos álbuns, entre outros, mais influentes do jazz passaram pelo seu contrabaixo: Bitches Brew, liderado pelo mítico Miles Davis, e Conference of the Birds, liderado por ele próprio.
Leva mais de cinquenta anos de carreira.
Zakir Hussein é um percussionista e particularmente um músico de tabla. Profundamente reverenciado na Índia. Tal como Dave Holland tem já o estatuto de lenda e maestro. A história da world music, música indiana e do jazz nunca deixará de recordar o seu nome.
Mais novo, o virtuoso saxofonista norte-americano Chris Potter e colaborador frequente de Dave Holland, é desde há muito uma referência no jazz.

Estes três incríveis nome do jazz juntaram-se sob os auspícios de Dave Holland e criarem o Crosscurrents Trio. O resultado foi um espantoso álbum chamado Good Hope.

Na segunda-feira passada, dia 11.07.2022, estive presente num concerto ao vivo deste trio no âmbito do FIME (Festival Internacional de Música de Espinho), onde foi apresentado Good Hope.
Não irei descrever pormenorizadamente a forma como os três músicos dialogaram e se interligaram entre si, como são mestres inigualáveis nos seus instrumentos. Bem visível é o prazer, o respeito e admiração enorme que cada um mostra relativamente aos outros parceiros de trio.
Pessoalmente, e a par do concerto de Abdullah Ibrahim, em Braga e também este ano, foi absolutamente um privilégio, um inacreditável privilégio, ter tido a possibilidade de os ouvir ao vivo.

As imagens do vídeo são do festival de Jazz de Marciac (França), mas podiam na perfeição ser as de Espinho.
A intensidade com que viveram e se dedicaram ao concerto, a forma como tocaram, é a mesma e... extraordinária.


Bom fim de semana 🎵🎷










Sem comentários:

Enviar um comentário