quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Hooverphonic ao vivo em Koningin Elisabethzaal


Trip-hop em versão orquestral com uma qualidade de gravação de eleição.
O preto e branco, cheio de gradientes de cinzento, mas em tom ligeiramente escurecido dá um ambiente tremendo a todos o temas do concerto que os belgas Hooverphonic deram no Koningin Elisabethzaal, Antuérpia em 2012.

A voz de Noémie Wolfs é absolutamente cativante. Voz quente, bem controlada e sensual. Algo noir perfeitamente adequada ao tom visual da gravação. Tal como a sua presença em palco. Os arranjos orquestrais são extraordinários, as cordas são sublimes e os sopros bem marcados.

Este concerto foi-me soprado ao ouvido há algum tempo. Ouvi-o várias vezes de uma ponta a outra. Tive dificuldade em escolher um tema favorito, que gostasse de postar. O meu grande dilema foi entre Club Montepulciano, The Night Before, Heart BrokenVinegar & Salt (a introdução feita pelo piano e violoncelo é belíssima) e Eden.

Por algum motivo desconhecido opto pelo primeiro. Não é bem assim, obviamente. 
O baixo de Alex Callier e a guitarra de Rayond Geerts são super texturadas e ouvi-las quando a orquestra está silenciosa é uma delícia. Têm uma sonoridade misteriosa, como se fossem guarda costas. Alguém a abrir a porta para anunciar a entrada em palco da voz envolvente e insinuante de Noémie. As duas assertivas entradas em cena dos trompetes, após os refrões, agarram a nossa atenção com unhas e dentes. 

Club Montepulciano foi um exclusivo clube nocturno londrino que esteve aberto entre os anos de 1993 a 2005. Era conhecido por ter uma banda própria e por organizar eventos temáticos com dress code a condizer. Albergava um casino e realizava espectáculos de variedades como cabaret, burlesco e circo.

Se ouvirem as diversas canções deste concerto, e aconselho fortemente a ouvi-lo na totalidade, e compararem com as versões originais, não há uma que seja superior a este concerto.
Deixo os links nos títulos para os outros quatro temas que ficaram para trás 😉
Por último, mas sem ser a última, fica o link da divertida e musicalmente colorida The World is Mine onde a própria orquestra e maestro fazem coro com Noémie Wolfs.
Há muito por onde ouvir, e apreciar, neste incrível concerto ao vivo dos Hooverphonic. 





Fiona said something nice to me
Green velvet jacket sets you free
Lenny beige is performing spinning wheel
Club Montepulciano is what you need

Blue Hawaii, piccadilly whore
A cocktail is what I'm longing for
Blue Hawaii, piccadilly whore
Roger fell asleep in the hall

Fiona said something nice to me
New blue chique suit sets you free
Lenny beige is performing spinning wheel
Club Montepulciano is what you need

Blue Hawaii, piccadilly whore
A cocktail is what I'm longing for
Blue Hawaii, piccadilly whore
Roger fell asleep in the hall






Sem comentários:

Enviar um comentário