Já há algum tempo que não ia ao baú das memórias.
Estamos em 1994 quando os Cool Hipnoise decidem formar-se. Em 1995 editam o seu primeiro trabalho: Nascer do Soul.
É uma banda de exploradores. Ao longo dos vários anos de existências, os Cool Hipnoise andaram ao sabor de várias línguas musicais. O soul, funk, hip hop, dnb, dub, hip house e até reggae.
Para além de originais, os Cool Hipnoise trabalharam e remisturaram em temas de vários cantores e bandas portuguesas. Nirvana, Tom Jobim, Massive Attack e Xutos foram alvo desses covers.
Quando em 1997 lançaram o seu segundo trabalho, Missão Groove, ele foi considerado como o seu melhor trabalho até ao momento e um dos melhores daquele ano. Em 1998, numa reedição com nova capa, algumas misturas e novos tema, o tema dos Xutos&Pontapés, Remar, Remar surge no alinhamento desse cd.
É esse Remar, Remar trabalhado pelos Cool Hipnoise que escolho para este fim de semana. A banda portuguesa gostou deste tema e dez anos depois de terem lançado o Nascer do Soul, editam um best off, um duplo cd, para celebrar a sua década de existência, o Groove Junkies, onde este tema é recuperado.
A relação entre estas duas bandas portuguesas é estreita. Quando os Xutos fizeram vinte anos de formação, foi feito um disco de tributo o - XX Anos XX Bandas - onde entre as vinte bandas convidadas, estavam os Cool Hipnoise com o tema Dantes.
Para quem conhece o original Remar, Remar dos Xutos, é curioso confrontar com o som cool e electrónico dos Cool Hipnoise e ver como esta versão resulta tão bem.
Bom fim de semana :)
Sem comentários:
Enviar um comentário