Hoje, a 14 de Março celebra-se o dia mundial do Pi.
Para além do mês Março (3), alinha-se o dia (14), o ano (15), a hora (9), os minutos (26), e os segundos (53).
Só daqui a cem anos este alinhamento "piano" volta a ser possível.
Para quem quiser confirmar o valor, pode encontrar parte da infinita da sequência do Pi, na figura que abre este post - 3.141592653 - que corresponde hoje ao Pi do século.
A 02 de Agosto de 2099, o recorde mundial de cálculo de casas decimais do pi foi batido, estando agora calculados cinco triliões de casas decimais.
Qualquer coisa como 5,000,000,000,000 de números alinhados entre si a seguir à vírgula do três!
Espantosamente este valor absurdamente grande está tão longo do terminus do valor do Pi como quem escreve 3,14.
O valor de Pi é infinito! É um número irracional infinito. Não é possível conhecer o seu valor exacto, por muito que queiramos.
E é o único em que as pessoas se divertem a bater recordes mundiais de cálculo de casas decimais.
E é o único em que as pessoas se divertem a bater recordes mundiais de cálculo de casas decimais.
A descoberta de Pi e do seu valor remonta há mais de dois mil anos. Foi na antiguidade grega que ele foi descoberto e Arquimedes foi o primeiro a tentar calcular com rigor matemático o seu valor.
Na matemática, o número π é uma proporção numérica que tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro.
Ou seja, se uma circunferência tiver um perímetro p e um diâmetro d então aquele número é igual a p/d. E é representado pela letra grega π.
Quando alguém estiver a comer uma bela pizza, um saborosa tarte ou um cremoso bolo redondinho, pode-se divertir a encontrar o valor de π.
Sem comentários:
Enviar um comentário