quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dia Mundial da Música


O Dia Mundial da Música tem sempre um gostinho muito especial para mim.

Não há nenhuma outra actividade humana que seja tão transversal a civilizações, culturas e sociedades.
Das sete artes, a música é a primeira delas. Não é por acaso certamente.

É a segunda vez que recorro a Tchaikovsky para ilustrar o dia mundial da Música. A primeira foi em 2011.
O escolhido foi o Concerto Nº1 para piano e orquestra, e agora é também um Concerto Nº1 mas desta vez para violino e orquestra.

Todos os instrumentos têm uma enorme expressividade e personalidade, mas há dois instrumentos que para mim são superlativos em expressividade: o piano e o violino. Os dois concertos que mencionei agora, são exemplares perfeito daquilo que um violino é capaz.
Ele chora, mostra a sua dor, ou arrasta-se num lamento inaudível de que tem um segredo para contar mas não pode fazer. Consegue amar e demonstrar uma alegria. Ora explode de energia ou de raiva. Pode ser inquieto e nervoso.
É certo que qualquer instrumento é capaz disso mas o violino (tal como o piano) é fá-lo de uma maneira (quase) inigualável.

Para gostar de uma música, seja ela clássica ou jazz - as minhas grandes paixões musicais - tem que me fazer voar.
Tem que me levar para lugares bonitos, tranquilos, cheios de paz. Tem que me fazer pairar longamente sobre eles, mesmo que seja durante uns curtos instantes. Sejam eles verdadeiros ou criados por mim. E tem que fazer-me fechar os olhos, respirar fundo e fechar as janelas da alma ao mundo exterior.

Este concerto consegue isto tudo sublimemente. Durante algum tempo e talvez até aos dias de hoje vivo um dilema de concertos para violinos, os dois são número um.

O de Tchaikovsky ou outro igualmente maravilhoso que é o de Mendelssohn. A escolha de gostar mais do russo do que do germânico foi sempre e ainda hoje é, um pouco subjectiva.
Mas como considero a obra de Pyotr Tchaikovsky superior e também o conheço há mais tempo que Felix Mendelssohn ... está a escolha feita.

Provavelmente passarão algumas pessoas por este post e a maioria até lê, até pode pensar que o seu conteúdo tem alguma piada, mas passa ao lado do que é verdadeiramente importante: ouvir o Concerto.
Se conhecem certamente que o irão ouvir. Se não conhecerem ou não forem apreciadores de música clássica, concedam uma oportunidade a vocês próprios antes de começarem a fugir como o diabo da cruz. Oiçam pelo menos os, literalmente, primeiros minutos dele, se não gostarem, ficam a perder. Se gostarem, fiquem mais um pouco, oiçam-no e depois comprem-no ;)

Fechem os olhos e imaginem boas recordações e coisas bonitas para vocês. Vai valer a pena 😉






Sem comentários:

Enviar um comentário