quarta-feira, 23 de março de 2022

Bill Charlap trio - Street of Dreams


O pianista norte-americano Bill Charlap; tal como Marcin Wasilewski, Aaron Diehel ou Enrico Pieranunzi; pertence a aquela categoria de pianistas contemporâneos que confio quase totalmente ao ponto de comprar os seus últimos trabalhos sem os ouvir.

O último trabalho do trio de Charlap, Street of Dreams, é puro deleite.
É elegante, lírico, fluido. Tradicional e contudo contemporâneo.
Fazendo pareceria desde há longo tempo (1997) com Peter Washington em contrabaixo e o baterista Kenny Washington (não se relacionam entre si) a ligação entre os três é imensa e profundamente intuitiva. Contrabaixo e bateria são gentis e subtis. Dialogam e entrelaçam-se com o piano extraordinariamente bem, estando de igual para igual com este. 
As escovas de Kenny Washington sempre que presentes texturam e dão um sofisticado colorido e até onírico às faixas a que é difícil de escapar. Na opinião do pianista, este trio vale pelo seu conjunto, pela unidade que conseguem criar quando tocam juntos e este Street of Dreams é um enorme e acabado exemplo dessa união.
As atmosferas criadas por Charlap e os dois Washingtons remetem-me para os trios do inigualável Bill Evans. No que me diz respeito isso é fantástico.

Para quem tiver o seu último trabalho (Notes from New York), ou outros, verá que toda a essência está presente. Que mais do mesmo (e melhor) é exactamente isso que pretendemos e desejamos.
Pessoalmente diria que Street of Dreams é um dos melhores trabalhos deste trio até ao momento.
São álbuns como este, trios como este, que tornam estas formações clássicas de jazz (piano, contrabaixo e bateria) tão atraentes, tão mágicas, capazes de os ouvir uma e outra vez sem cansaço e sem parar de descobrir novos detalhes ou de nos surpreender.
Acredito que este álbum seja um dos melhores trios de piano que adquirirei ao longo deste ano.

Out of Nowhere é tudo isto. É brilhante.









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