O difícil mundo das pessoas com Síndrome de Asperger.
Uma curta explicando como é ser "Aspie", como é o mundo visto e percepcionado por estas pessoas.
Num mundo tão normalizado, tão regulamentado como o que vivemos, ser diferente apesar de poder ser uma benção e trazer valor acrescentado, é encarada como uma ameaça, algo a ser colocado de lado, algo que tem que ser forçosamente... normalizado.
Temos que rir ou sorrir quando os outros querem, ou pensam que devemos rir e sorrir. Temos que ser sociais quando não somos capazes de o ser ou não sabemos como ser. Caso contrário nunca sairemos da prateleira em que nos colocam. A incompreensão, a intolerância propositada ou por desconhecimento, mata-nos por dentro. Por vezes literalmente.
Compreendam o que é ser Asperger, o que é ser autista, personalidade border line, acima de tudo o que é ser diferente. E não nos forcem. Jamais. Tal é tão difícil, quase tão incompreensível e tão doloroso que não imaginam o quanto pode ser para nós. O que mais precisamos não é de alguém que nos vem confortar dizendo palavras que já conhecemos e sabemos. Soando vãs, vazias, porque são estereotipadas, uma tentativa de nos ajustarem, de nos normalizarem, de nos relativizarem e de nos colocarem no "bom caminho".
O que precisamos é que alguém esteja ao nosso lado, a ouvir-nos a falar em... silêncio. E seja capaz de o compreender.
E se pensam que é difícil lidar connosco, da forma como somos, imaginem, se conseguirem, o que é lidar com todo um mundo que é totalmente diferente de nós.
Sem comentários:
Enviar um comentário