sábado, 8 de setembro de 2012

uma música para o fim de semana - Gimba & os Bandidos


Todos os anos recebe cerca de 5 milhões de turistas. Para quem a conhece, não fica surpreendido e sabe que é assim.
Sente-se que deu um passo em frente. Para além de portuguesa é também do resto do mundo. As línguas que se ouve, as cores e os trajes de quem lá vive e por lá viaja, dizem-nos isso.

Quando viajo e me cruzo com alguém que me pergunta como ela é, digo que é uma cidade user friendly. É uma cidade fácil, simpática e acolhedora. Digo que tem sol, mar, cultura e a que a sua gastronomia é uma das melhores da europa.

Pode não ser tão exuberante como Paris, tão monumental quanto Roma ou cultural quanto Londres, mas consegue ter um pouco de todas estas personalidades, numa saborosa e muito desejável esquizofrenia.

Ao azul do céu mistura o branco e preto das calçadas, ao chiar dos eléctricos nos carris contrapõe as vozesv dos vendedores ambulantes. 
É rasgada por avenidas largas cheias de comércio de luxo, mas nas suas entranhas envelhecidas, nos becos e ruelas dos antigos bairros encontramos os negócios familiares e cafés de esquina, onde a conversa rola ao som de um copo a bater num castigado e encardido tampo de mármore.

Gimba, um antigo membro dos Afonsinhos do Condado, dá-nos na música para este fim de semana as coordenadas desta cidade maravilha: 38º N 9º Oeste.
Procurando num mapa descobrimos o seu nome: Lisboa.


Eu ando assim eu ando assado
Eu ando bem em todo o lado
E quase sempre
Eu ando assim meio a leste
Porque ando 38 a norte, sim ando 9 a oeste.

Eu ando pelo mundo
O mundo já bateu no fundo
Está doente, anda a chocar uma peste
Mas eu não vivo aqui à toa
Vivo a namorar Lisboa
E a dizer: eh pá, Lisboa é "the best"


Bom fim de semana :)





Sem comentários:

Enviar um comentário