sábado, 5 de novembro de 2011

uma música para o fim de semana - Sétima Legião



A Sétima Legião nasce em 1982, a partir de três amigos - Rodrigo Leão, Pedro Oliveira e Nuno Cruz - que decidem juntar-se e criar uma banda com sonoridades diferentes do rock que abundava na altura em Portugal. 
Para além das tradicionais teclas, baixo e bateria, eles juntariam pouco depois da sua formação, flautas, gaita de foles e um violoncelo, criando uma sonoridade de cariz muito medieval e celta.
É esta sonoridade, ainda hoje única, que tanto me atrai na Sétima Legião.
Eles vão buscar o nome da banda ao tempo do passado romano ibérico, ano 69 AC, altura em que a sétima legião romana Gemina Felix estava estacionada na província Tarraconensis, na actual cidade de Leon.

Três anos depois da fundação da Sétima Legião, Rodrigo Leão e Pedro Ayres de Magalhães dariam origem ao projecto extraordinário da música portuguesa onde pontificaria a voz de Teresa Salgueiro, os Madredeus.

A Luz não é a minha canção preferida da Sétima Legião - essa é definitivamente esta - mas é claramente uma das que mais gosto de ouvir.
É um dos dois inéditos (o outro é a Promessa) que surge no álbum de compilações de 1983 a 2000 - História da Sétima Legião.




Sem comentários:

Enviar um comentário