sábado, 27 de maio de 2017

uma música para o fim de semana - João Gil


Nos próximos dias, João Gil vai lançar um álbum a celebrar quarenta anos de música, e da melhor que se faz cá em Portugal. Cada uma das músicas foi escolhida pelo próprio compositor que por sua vez entregou a uma voz, a um dueto.

Um das músicas escolhidas para lançar este álbum de comemoração é um tema emblemático dos Trovante, 125 Azul. Mas tem um sério problema: Carlão canta em dueto com Lúcia Moniz. Se gosto tanto dela, quanto detesto ele.

Enquanto procurava uma alternativa, (re)encontrei um trabalho de João Gil que há muito não ouvia - Missa Brevis pelo colectivo Cantate.
Uma incursão pela música sagrada, apadrinhada pela Renascença, que o músico e compositor fez em Outubro de 2012.

As palavras são de João Gil:

«Quando me ocorreu compor uma Missa Brevis, lembrei-me dos tempos em que acolitava ainda muito criança lá na Covilhã; lembrei-me do meu irmão José Alberto Gil, compositor com quem partilhava o quarto e que me inundava os dias com enxurradas de Mozart e Bach». 

Se enxurradas de Bach, fazem sentido, enxurradas de Mozart, é... dose.


O próprio nome indica o que é, uma missa curta, simplificada, relativamente a uma missa normal.
Tem vantagens por poder ser executada em espaços limitados e por exigir um pequeno número de músicos, a sua sonoridade não é majestosa, mas sim mais intimista.

As vozes são de Luís Represas e de Manuel Rebelo, os instrumentos são três: guitarra, (João Gil) piano (Manuel Paulo) e violoncelo (Diana Vinagre).


A Missa Brevis de João Gil, obra completa, são cerca de trinta minutos de duração.
Para este fim de semana, escolho o segmento Agnus Dei (Cordeiro de Deus) desta missa.


Bom fim de semana ☺