sexta-feira, 23 de junho de 2023

27000 problemas que não chegaram a sê-lo


Mais de 500 pessoas poderão ter morrido no naufrágio desta semana ao largo da costa grega, em Pylos.
Desde 2014 mais de 27000 migrantes terão morrido nas águas do Mediterrâneo.
Por cada um que morre, menos um problema tem a Europa para resolver.

Não pagaram para descer ao Titanic, não eram milionários nem pessoas famosas. Não morreram na guerra da Ucrânia e não foram entrevistados por ninguém. Os seus nomes e histórias pessoais são desconhecidos e não passaram dias inteiros a abrir noticiários.
Foram ignorados por todos.

Para a Europa, o pináculo da civilização, dos direitos humanos, da inclusão e da igualdade de oportunidades, foram 27000 problemas que não chegaram a sê-lo.
Para sorte dos grandes iluminados, cínicos e hipócritas da politica europeia, o Mediterrâneo vai continuar a resolver, leia-se a matar, os problemas que não querem enfrentar.








quinta-feira, 22 de junho de 2023

parafraseando George Orwell


É ultrajante, e inconcebível, a desproporção de meios utilizada para salvar cinco pessoas que desceram aos 3800 metros de profundidade no submarino Titan para ver os restos do Titanic que naufragou há mais de cem anos versus a displicência com que se ignorou, e por isso se matou, centenas de pessoas que pagaram para salvarem as suas vidas e que naufragaram no mar Mediterrâneo, ao largo da costa grega de Pylos.

Os primeiros cinco são multimilionários, as cerca de setecentas pessoas que naufragaram na costa grega e à frente dos olhos da respectiva guarda costeira, são pessoas desesperadas que estão entre a vida e morte nos seus países de origem.
Os primeiros cinco foram à procura de divertimento e adrenalina, os refugiados estavam à procura de esperança e de dignidade humana.

Cinco vidas fizeram deslocar barcos, aviões, ROVs dos EUA, Canadá, Reino Unido e França, enquanto que as largas centenas de vidas que estavam a bordo do barco naufragado estiveram mais de três horas a tentar sobreviver nas águas gregas do Mediterrâneo com os barcos de socorro a poucos minutos deles.
Os sobreviventes do naufrágio afirmaram que estiveram mais de quinze horas a pedir ajuda para que os ajudassem. 
Este naufrágio poderá representar a maior perda de vidas desde sempre no Mediterrâneo.

Vidas são vidas. Os esforços para salvar os cinco tripulantes do submarino Titan que ia descer ao Titanic devem ser os mais adequados possíveis e disponibilizados da forma mais urgente possível mas as quase setecentas vidas que estavam no barco, e ignorados pela guarda costeira grega, merecem igualmente que sejam salvos com todos os meios, e urgência, necessários para o fazer. E tal devia ter acontecido antes de o naufrágio acontecer.
Esta disparidade de meios de socorro, empenho e cobertura mediática a favor de cinco pessoas comparado com a ausência dos mesmos para com centenas de pessoas é um desrespeito total pelo valor da vida humana. 

Parafraseando George Orwell no seu livro O Triunfo dos Porcos - Todas as pessoas são iguais mas há umas mais iguais que outras
















quarta-feira, 21 de junho de 2023

verão, alguém que acabe com ele (já!)


Hoje começa o verão. O pior dos dois solstícios anuais.
Os próximos três meses serão um tremendo arrastar de grilhetas quer do ponto de vista fisíco, quer mental.
Só ha duas coisas positivas no verão: o prazer redobrado de beber uma cerveja gelada e que no fim dele, tal como o pote de ouro está no fim do arco-íris, começa o Outono.

Beach Samba, tem no título duas coisas que não gosto de todo, praia e samba. Então porquê esta escolha se detesto uma e outra coisa? Porque é a oportunidade de ouvir a voz de Astrud Gilberto - que morreu há cerca de duas semanas, e a bossa nova é uma forma de jazz  (brasileiro) que consigo tolerar bastante bem.
O tema surge no álbum homónimo de 1967.