sábado, 12 de maio de 2018

uma música para o fim de semana - Desidério Lázaro


Resolvi fazer um fim de semana temático em termos jazzísticos - ouvir apenas saxofonistas.

Na minha aparelhangezita está a passar neste momento Ben Webster meets Oscar Peterson. Entretanto já tocaram Hank Mobley, Dexter Gordon, John Coltrane e Rudresh Mahanthappa.
Ornette Coleman, Jan Garbarek, Charles Lloyd, Jimmy Heath, Cannonball Adderly, Sonny Rollins, Stan Getz, Nicolas Masdon, Maciej Obara e Joshua Redman entre outros, estão no alinhamento para hoje e amanhã.

E que tal se um saxofonista português, também entrasse em cena neste fim de semana? Desidério Lázaro parece-me uma escolha óbvia.
Um dos melhores nacionais, excelente no soprano mas principalmente no tenor. Muito versátil nas diversas interpretações do jazz, indo a diferentes registos como fusão, funk e o rock.

Nascido em Faro e com formação inicial em música clássica antes de se mudar para a praia do jazz em 2002. Em 2011 dá um concerto ao vivo, em trio, na cidade de Aveiro. No vídeo desse concerto toca duas músicas onde na primeira - a minha preferida - sopra num soprano muito expansivo, aberto e exuberante para depois na segunda, transitar para um tenor onde mostra uma faceta mais racional e terra a terra.
Atenção ao solo do contrabaixista Mário Franco aos 05.56 min. Aos 07.22 as escovas do baterista Luís Candeias entram discretamente em cena.


Bom fim de semana... jazzístico ☺






terça-feira, 8 de maio de 2018

série "vencedores" - João Sousa


O ténis nacional está de parabéns.
Pela primeira vez, um tenista português - João Sousa - ganha um torneio ATP (Associação de Tenistas Profissionais), em terras lusas, o Estoril Open.
A vítima foi o norte-americano Frances Tiafoe derrotado por dois sets a zero, com um duplo 6-4.

Em Setembro de 2013, João Sousa tinha ganho o seu primeiro torneio ATP em Kuala Lampur e em 2015 ganhou de novo em Valência.

E de novo regressou ao top 50, por já tinha andado anteriormente.
Já pode dizer que foi muito feliz em Portugal.