sábado, 3 de setembro de 2011

uma música para o fim de semana - Citânia


Os Citânia são recentes na cena musical portuguesa, apresentaram-se ao público português em inícios do mês de Agosto
Se consultarmos a sua página oficial, vemos que Citânia remete para os povoados antigos romanos e pré-romanos, para os castros da Península Ibérica.
Mas segundo as palavras de um dos membros da banda, João Lopes, a música dos Citânia está longe de ser tão antiga quanto o seu nome sugere. Afirma que "é uma música que parte das raízes mediterrânicas, com influência árabe, flamenca e do nosso fado, a que electrónica dá uma coloração".

Na prática significa que Citânia cai naquela definição ambígua e muito abrangente mas muitas vezes deliciosa - que é o caso - de World Music, música do mundo.

O seu primeiro álbum chama-se "Segredos do Mar" e é lançado pelo tema que o encabeça - " A Vida é um Carrossel".




quinta-feira, 1 de setembro de 2011

é o que me ocorre





Grande Ecrã - Cowboys & Aliens


Foi a curiosidade que me levou a uma sala de cinema ver Cowboys & Aliens.
Num mesmo filme encontramos cowboys, aliens, o 007, o Indiana Jones, o realizador de Iron Man e o Steven Spielberg.
Com tanta gente famosa, pensei que alguma coisa de jeito haveria de sair.

Na verdade o filme sem ser nada de extraordinário até funciona.
Numa época (bem retratada) de cowboys chegam os aliens - que fazem as vezes dos índios que desta vez são deixados em paz - que para além do óbvio objectivo de nos estudarem também estão interessados em ouro.

Tudo começa quando Jake Lonergan (Daniel Craig) acorda de repente no meio do nada com uma estranha pulseira de metal no seu punho esquerdo e sem qualquer memória que possa evocar relativamente ao que lhe poderá ter acontecido.
É levado para cidade Absolution onde durante noite esta é atacada por aliens e algumas pessoas são raptadas, sendo este o ponto de partida do filme.

Um dos grandes méritos de Cowboys & Aliens é conseguir unir de uma maneira coerente e lógica, dois géneros que a priori seriam imiscíveis: o western e a ficção científica.
Naturalmente os efeitos especiais imperam são bons e discretos. Bem conseguidas são as lutas a cavalo dos cowboys com os aliens - que fazem lembrar os de District 9 - assim como a discreta nave destes que praticamente se funde com a paisagem onde está inserida.

Percebe-se que Jon Favreau navega apesar de tudo em águas que desconhece. Bom nas cenas de acção, não consegue no entanto captar a atmosfera do western e a sua paisagem, mal secundado pelo director de fotografia que não aproveita a grandiosidade dos cenários naturais. Compare-se por exemplo com a excelência dos cenários e fotografia de Indomável (True Grit) dos irmãos Coen.

Ter Harrison Ford e Daniel Craig no mesmo filme é uma espada de dois gumes. Se por um lado trás gente ao cinema curiosa por os ver juntos (o meu caso), mas por outro ao longo do filme não nos conseguimos abstrair das personagens que os tornaram famosos (Indiana Jones e James Bond).
Especialmente no caso de Daniel Craig que compõe um Jake Lonergan muito "Bondiano". Harrison Ford faz melhor na figura do autoritário e intimidante Coronel Dolarhyde.
Olivia Wilde (Ellas Swenson) é uma alien de cara bonita, um pouco perdida ao longo do filme, cuja presença quase que se resume ao seu sacrifício final.

Cowboys & Aliens vale pela invulgaridade do argumento por unir dois universos tão dispares entre si como um western e a ficção científica e pela coerência que consegue manter ao longo de duas horas de filme.



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mas... qual é a cor do Universo??


É fácil ver que a cor do céu é azul, que a noite tem cor preta, que o nosso sangue é vermelho e por aí fora.
Mas... qual é a cor do Universo??

Quando li aqui esta pergunta, intuitivamente liguei a cor preta ao Universo. Afinal todas as imagens que nos chegam do Espaço têm essa cor. Como se o Universo fosse uma gigantesca extensão da nossa noite, um grande manto de veludo negro.

Mas afinal não. O Universo tem um cor própria bem diferente do negro. É uma cor média que resulta de todas as cores das estrelas. É bege.
Um bege clarinho que provavelmente muitos de nós terão nas nossas casas a pintar ou a forrar paredes.
Em inglês ficou com a designação oficial de Cosmic Latte após uma votação entre alguns nomes propostos.

Para cor do Universo até é bonita. É calma, serena e até convida à reflexão o que lhe fica bem, mesmo sabendo que Ele está longe de ser pacífico e que encerra em si algum dos fenómenos mais violentos que alguma vez o Homem virá na sua existência.




Mas para quem quiser perceber um pouco como foi determinado o Cosmic Latte pode ler em inglês aqui, aqui e em alguns comentários colocados no post inicial do astroPT.