sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

E ele sempre o recebeu!

E ele sempre o recebeu! É verdade que a reunião não foi na Sala Oval mas sim na Sala do Mapa o que mostra o carácter não oficial da mesma, mas mesmo assim recebeu o Dalai Lama (Nobel da Paz em 1989), o líder espiritual dos tibetanos. Ao enfrentar as pressões diplomáticas chinesas, Obama reforçou a causa tibetana e do meu ponto de vista justificou um pouco mais o seu precoce Nobel da Paz.
Recordo que o Tibete foi invadido pela China em 1950 com a subsequente morte e tortura de milhões de tibetanos. Situação que ainda hoje ocorre.

Uma nota. Quer o presidente Cavaco Silva quer o primeiro ministro José Sócrates não receberam esta personalidade em Setembro de 2007. Mas também Portugal não são os EUA e infelizmente as nossas principais figuras de estado também não são o actual presidente americano.
Temos o que temos.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Fernando Nobre, candidato presidencial ?? Não percebo

Não percebo qual a razão que levou Fernando Nobre a lançar a sua candidatura à presidência da república.
Não percebo porque sendo presidente e fundador da AMI (talvez a mais prestigiada ONG nacional) se quer perder nos sujos e obscuros meandros da política nacional.
Não percebo porquê a presidência da república quando tem um papel mais nobre e reconhecido que qualquer político português.
Não percebo porquê a presidência da república quando não é político de raiz.

Será que por ter sido mandatário de Mário Soares nas presidenciais de 2006, mandatário de António Costa e de António Capucho respectivamente por Lisboa e Cascais e mandatário do Bloco de Esquerda para o parlamento europeu em 2009 terá acumulado uma teia de contactos bastante alargada e apetecida ?
E apetecida por quem ? Pelo PS ?
Como (e quem) irá financiar a sua campanha ?
Será que irá invocar o sentido de cidadania, o dever moral e o estado da nação como motivos e razões para lançar a sua candidatura a Belém ?
Se sim, não será que estas razões não o tornam igual a todos os outros políticos ?
E se assim for, não sendo político, isso não será um sério óbice contra Fernando Nobre ?

Não percebo.