sábado, 11 de dezembro de 2021

uma música para o fim de semana - Dead Combo (Pedro Gonçalves)


Dead Combo foi uma das formações que passou mais vezes pelo palco da Esteira - aquiaqui e aqui
O seu som melancólico, algo negro e obscuro sempre me cativou. Uma sonoridade típica que tanto os caracterizava e que às primeiras notas sabíamos logo a quem pertenciam.

Escrevi o parágrafo acima no passado, não só porque eles acabaram, mas porque Pedro Gonçalves, a outra metade e co-fundador, em 2003, juntamente com Tó Trips, dos Dead Combo, morreu no passado dia 4 de Dezembro, consequência de um cancro que o atormentava há três anos. Tinha 51 anos.
Era o guitarrista e contrabaixista (devido à sua formação do jazz) da dupla de músicos. Desempenhava o papel de "gangster" na formação enquanto Tó Trips (vindo do universo do rock) ficava com o papel de "Cangalheiro". Estes dois papeis personalizavam e enquadravam muito bem a música que tocavam.
Pedro Gonçalves colaborou com nomes grandes da música portugues como Mazgani, Sérgio Godinho, Soaked Lamb, Rita Redshoes e Aldina Duarte.
Tinha um lado filantropo. Foi um dos fundadores da União Audiovisual, uma essencial plataforma de apoio aos artistas, músicos e técnicos do sector da cultura que foram particularmente afectados (e que ainda continuam a ser) pela pandemia devido ao cancelamento total de espectáculos culturais.

Dead Combo estreiam-se (muito bem) em 2006 com o trabalho Quando a Alma não é Pequena. Mas é com Lusitânia Playboys (2008), Lisboa Mulata (2011), A Bunch of Meninos (2014) e Odeon Hotel (2018) que se tornaram conhecidos pelo público nacional e internacional.

Devido ao estado de saúde de Pedro, os Dead Combo desfizeram-se em Outubro de 2019. O objectivo era fazerem uma série de concertos, a tour Fim, revisitando a sua música. Devido à pandemia em 2020 e de novo ao estado de saúde do contrabaixista ter piorado boa parte destes concertos foram cancelados. 

Por vontade do próprio Pedro Gonçalves, este expressou que não queria cerimónias fúnebres que preferia fosse uma festa. Que fosse aberta a todos: amigos, familiares e a admiradores.
Em África, principalmente na subsaariana há também esta filosofia. Que em vez de chorar a morte de alguém se deve celebrar antes a sua vida e esta celebração é uma festa. Muito longe dos hábitos ocidentais.

Não faz sentido separar Pedro Gonçalves dos Dead Combo, por isso é com um concerto deles ao vivo no Maxime's, em Março de 2017, que proponho uma música para esta semana.
Acabaram os Dead Combo, fica a sua música.


Bom fim de semana 😉











sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Dia Internacional dos Direitos do Homem e também do Animais


Hoje celebra-se o Dia Internacional dos Direitos dos Homens. Foi estabelecido pelas Nações Unidas pela primeira vez em 1948.
Propositadamente foi decidido no mesmo dia, em 1998, que se celebrasse igualmente o Dia Internacional dos Direitos dos Animais.
Porque eles têm os mesmo direitos que nós, porque partilham o mesmo planeta que nós - há mais tempo - e não têm ninguém que os defenda.

Porque precisam de ser tratados com respeito, com gentileza. Tal como nós procuram conforto, carinho, segurança. Matamo-los, desrespeitamo-los, maltratamo-los e abusamos deles a nosso bel prazer 
Vêm os seu habitats, os seus territórios a serem contaminados, devastados, serem diminuídos, a serem confinados em espaços cada vez mais pequenos.
E no entanto os animais, quaisquer que eles sejam, vejo-os mais como ser vivos, têm consciência, sentem dor, sentem emoções, são sencientes, tal como nós. As suas vidas são tão importantes, tão dignas como as nossas. A sua vontade de viver é igual à nossa. Vidas humanas e não humanas são sempre vidas.

Hoje, Dia Internacional dos Direito dos Animais (e do Homem), é um excelente dia para pensarmos que nós humanos também somos animais, também somos seres vivos, e que o que desejamos para nós é o mesmo que eles desejam para si próprios.
Neste dia tenhamos a noção que a distância que existe entre nós e os animais não é tão grande, como nós do alto da nossa distorcida sapiência e chauvinismo, gostamos de pensar e assumir.










Charles Lloyd - Tone Poem


Tenho andado algo afastado de Charles Lloyd desde que deixou a ECM e rumou para a Blue Note.
Não é o mesmo saxofonista que tanto admiro e que considero, a par de Paul Desmond e do norueguês Jan Garbarek, um dos melhores saxofonistas de sempre. Daqueles saxofonistas que às primeiras notas ouvidas sabemos logo quem são.

Charles Lloyd na Blue Note, talvez numa nova filosofia de abordagem ao jazz da etiqueta que o acolhe desde 2015. "perdeu" o conceito do belo motto da ECM - "the most beautiful sound next to silence".
Tornou-se (de novo) mais experimental, talvez mais inovativo, até aqui nada a dizer, mas pessoalmente deixou de dar espaço ao silêncio, à reflexão e à instrospecção. Perdeu-se a sua espiritualidade. Algo que apreciava muito em Lloyd na ECM. A excepção está em Passin' Thru, o meu primeiro álbum de Lloyd pela Blue Note.

Tone Poem está longe destas características. O problema maior com esta formação, e já de anteriores álbuns, enquanto Blue Note, está na integração (algo que Mathias Eick consegue na perfeição em When we Leave) do "pedal steel guitar," no som criado pelo quinteto. A questão não está de todo no instrumento, mas na forma como este foi trabalhado na composição dos temas. Diria que na maior parte dos temas que compõem este álbum, a "pedal steel guitar" está descontextualizada, demasiado presente.
Não cria grandes paisagens sonoras ou quando as cria parecem-me excessivas e mal desenhadas. Soa demasiado à hula havaiana. 
O que é uma pena, porque o saxofone de Lloyd é igual a ele próprio, a subtil bateria de Eric Harland mal se descortina na barreira que Greg Leisz cria a volta da banda, Frisell fica completamente emaranhado nessa mesma barreira e o contrabaixo de Reuben Rogers parece que não existe.

Este fim de semana tive o Tone Poem em loop no leitor de cds a tentar percebê-lo, descobri-lo e até a tentar gostar dele. Sem muito sucesso. Não porque não seja bom, apenas porque definitivamente não sou adepto do papel desempenhado pela "pedal steel guitar". De facto, tenho uma embirração tremenda com este instrumento neste álbum. Quase uma praga.
O tema que escolho deste álbum, Ay Amor, é bem exemplificativo desse excesso da "pedal stell guitar".
Pelo contrário Prayer é de longe o tema mais bem concebido, capaz de nos levar por altos e suaves voos, onde os instrumentos têm uma voz harmoniosa e bem conduzidos pelo saxofone tenor. O contrabaixo maravilhosamente tocado com arco por Reuben dá-nos a perceber o quanto perdemos pela pouca percepção que temos dele ao longo dos 70 minutos de duração de Tone Poem.

Apesar de o considerar um erro de casting na obra de Charles Lloyd, irei dar ocasionalmente dar tempo de palco na minha sala ao seu mais recente trabalho porque gosto mesmo muito de Charles Lloyd, mas comparando com qualquer dos outros dez álbuns que tenho deste saxofonista de eleição, Tone Poem fica bem abaixo de qualquer um deles.

Tenho saudades de Lloyd quando estava na ECM. E sem preocupações cronológicas ou ordem de preferência de: Mirror, Notes from Big Sur, Canto, Water is Wide, The Call ou Sangam. 
Volta a casa Charles Lloyd, estás perdoado 😉