sábado, 8 de outubro de 2011

uma música para o fim de semana - Santos & Pecadores


Os Santos & Pecadores são uma banda de garagem e nasceram em Cascais no ano de 1987.
Há quem diga em tom jocoso que o Olavo Bilac só canta porque era o dono da garagem :). Talvez sim, talvez não.
O facto é que o timbre rouco do seu lider é umas das características mais conhecidas desta banda portuguesa e em 1993 Olavo é convidado a integrar o projecto Resistência que rapidamente se tornou um grande sucesso nacional.

Tornaram-se conhecidos do grande público logo no seu álbum de estreia - Onde Estás - através da balada Não voltarei a ser fiel.
Mas a minha escolha para "uma música para o fim de semana" vai para Tela que pertence ao álbum Energia de 2010 e que é um dos meus temas preferidos desta banda de Cascais.

Mas há uma infeliz coincidência com esta escolha.
À semelhança de Mundo ao Contrário de Xutos & Pontapés que fez parte da banda sonora do filme Sorte Nula, Tela também foi o tema escolhido para fazer parte da banda sonora do filme Contraluz, ambos realizados por esse pretenso realizador que se chama Fernando Fragata.
Mais valia ele deixar de fazer filmes, para começar a escolher temas de bandas sonoras para filmes feitos por realizadores a sério.
Ganhava ele e ganhávamos nós.



ainda sobre Steve Jobs


Definitivamente Steve Jobs era um homem extraordinário.
Ele prova-o neste discurso incrível sobre a sua vida, que no fundo é também sobre a nossa vida e sobre a Vida.
Quando o preferiu na Universidade de Stanford a 12 de Junho de 2005, já Steve Jobs sabia que estava diagnosticado o seu fim.






"Ninguém quer morrer. Nem mesmo as pessoas que querem ir para o Céu querem morrer para chegar lá"


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

"A morte é muito provavelmente a melhor invenção da vida" - Steve Jobs


Se há pessoas que se podem gabar de ter mudado o mundo, Steve Jobs, o fundador e criativo da Apple, está claramente entre elas.
Com a sua morte quase sinto a dúvida se o mundo vai conseguir desenvolver sem ele.
Claro que vai, mas os seus passos serão mais pequenos e hesitantes.

É uma grande dentada na Maçã e na vida de todos os nós.




quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ladys and gentlemen, Simon and Garfunkel


Este texto, previamente publicado na revista de artes online Textualino, foi escrito no dia - 19.09.11 - em que passavam trinta anos sobre o concerto ao vivo que Paul Simon e Art Garfunkel deram no Central Park em Nova Iorque.




Em 1963, eles eram Tom and Jerry, mas a 19 de Setembro de 1981, quando juntaram mais de 500 mil pessoas no Central Park em Nova Iorque num concerto memorável, já eram icónicos, eram Paul Simon and Art Gerfunkel.
Em Março do ano seguinte era lançado um álbum ao vivo desse concerto.

Hoje faz trinta anos que eles deram esse concerto. Não sei exactamente quando comprei o duplo álbum (ainda em vinyl), mas sei que o comprei exclusivamente por causa de uma canção: Sounds of Silence, a única faixa que eu conhecia de todo álbum.
Brevemente estaria a ouvi-lo até à exaustão. Ouvi-o tantas vezes que cheguei a pensar que o meu irmão saltaria da janela fora cada vez que o punha no prato.
E até o risquei com a agulha do meu gira discos. Após ter trocado a agulha percebi que o problema estava no disco e resolvi comprar um segundo álbum.

Quando o meu velho gira discos foi trocado pelo leitor de cds, fiz uma pausa de alguns anos e ao longo desse tempo, ele ficou diluído nas brumas da memória. O meu irmão agradeceu o descanso dado.
No dia 11 de Dezembro de 2000 - eu ponho etiquetas nos meus cds - encontrei-o sem procurar numa Fnac. E sem ser a loucura que foi anteriormente, os aplausos das 500 mil pessoas que estiveram no The Concert in Central Park de Paul Simon e Art Garfunkel ainda enchem frequentemente a minha casa e naturalmente ele tem um lugar cativo na minha Prateleira dos Eleitos.
Hoje ao pequeno almoço eles tocaram para mim e certamente que logo à noite também irão tocar.

Assim neste dia, faço minhas as palavras do "speaker" que no início do concerto anuncia: "Ladys and gentlemen, Simon and Garfunkel". Yeeeeehhhhh!!!!