sábado, 9 de março de 2019

uma música para o fim de semana - General D


Considera-se que o hip hop nacional nasce em 1924 com o lançamento da compilação de músicos portugueses deste género musical - Rapublica
Na verdade este surge na década de 80, nas casas e garagens de General D, Boss AC, Xeg, Dealema.
Existe a vontade, o talento, mas falta o reconhecimento dos media, do salto das garagens para os palcos. De passar do reconhecimento entre meio para o reconhecimento do género.
Na altura a grande barreira a ultrapassar era o rock. Uma instituição na altura.

Tudo isto se altera com o aparecimento da colectânea Rapublica.
O concerto/ resenha histórica que aconteceu ontem sexta no Altice Arena pretende contar essa história. Juntou os históricos, os que construíram o edifício aos que o robusteceram e o mantiveram.

O pai, ou um dos que é reconhecido como tal é General D. Um portugês de ascendência moçambicana. O seu nome civil é Sergio Matsinhe. Foi o primeiro raper a assinar um contrato discográfico, a Valentim de Carvalho.
Agora vive em Londres. Os cinquenta anos já estão no horizonte num horizonte muito próximo.

O seu maior sucesso de sempre talvez seja Black Magic Woman. Um tema hip hop com fortes raízes soul que reinventa o clássico de Carlos Santana.
Numa altura em que o hip hop atravessa um dos seus melhores momentos e celebra uma das datas mais importantes para si, uma homenagem ao seu pai para ser adequada.


Bom fim de semana