quinta-feira, 23 de abril de 2020

dia mundial do Livro


Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.

Bill Gates


Nestes longos tempos de quarentena e de consecutivos estados de emergência, passei de facto, ao contrário do que é normal, bastante tempo pelas redes sociais, mas foi com um livro na mão (e um bom cd de jazz a tocar) que passei e estou a passar da melhor forma estes mesmos tempos.

E estes dois cartoons, para ilustrar um dos dias mundiais mais importantes para mim ao longo do ano, ilustram o quanto as redes sociais podem ser um mar de escolhos mas ao mesmo tempo viciantes.
Ter um bom livro nas mãos é das coisas mais saudáveis e construtivas que podemos fazer nos tempos que correm e que hão de correr.










quarta-feira, 22 de abril de 2020

dia mundial da Terra (em ano de pandemia)


A nossa Terra, nosso planeta e casa é bonita, delicada e única. É sábia.
Hoje, em dias de pandemia, quando o ser humano está confinado e remetido à sua pequenez, a Terra respira melhor, está mais bela, está a sarar as feridas que lhe infligimos.

Merecemos esta pandemia E todas as outras que chegarem
Não soubemos, não sabemos respeitar este milagre verde e azul no qual nós vivemos.
Ela é uma consequência de uma total incapacidade de o ser humano de respeitar, de viver em equilíbrio, de viver em harmonia com a biodiversidade à qual também pertencemos coexistem connosco.
Enquanto pensarmos que as vidas de outros seres vivos estão à nossa disposição, de pensarmos que indiscriminadamente temos o direito a decidir quem morre, quem vive, mereceremos esta e outras pandemias que a Terra atirar para cima de nós. Porque não foi o vírus que entrou nas nossas vidas, fomos nós que entrámos na dele.

Hoje, no dia mundial da Terra pensamos que ela está doente, mas agora não está. Está mais saudável porque nós estamos doentes.
Pensemos nisto. Que saíamos desta provação melhores seres humanos. Se formos capazes.